MENU

05/10/2022 às 18h51min - Atualizada em 05/10/2022 às 18h51min

Polícia Militar apresenta avanços no Maranhão

ASCOM-PM/MA
Coronel Emerson - Foto: Divulgação

 
A Polícia Militar tem investido na valorização dos profissionais militares, na ampliação dos serviços da instituição, e na intensificação do combate à criminalidade no estado do Maranhão.

Desde o dia 2 de abril de 2022, a Polícia Militar, sob o comando do comandante geral, coronel Emerson Bezerra, tem desempenhado duas missões com eficácia, a valorização dos policiais militares e o combate à criminalidade, com dignidade e segurança a população. Desta forma, durante 5 meses de comando, aconteceram diversos avanços, como a incorporação da retribuição de função aos policiais militares, a promoção de 674 policiais, dando fluidez a processos enterrados no IMPREV, além disso, a promoção por atos de bravura, sendo um reconhecimento da Corporação e do Governo do Estado, ao policial que arrisca sua vida em prol da sociedade maranhense, mesmo estando de folga do trabalho.

Consequentemente, ocorreu a ampliação da estrutura da Polícia Militar, com a implantação do 1° BTM de Motopatrulhamento Tático na Região Metropolitana; o 2° BTM de Motopatrulhamento Tático na cidade de Imperatriz, visto que também será implantado o 3°BTM de Motopatrulhamento Tático na cidade de Timon. Além disso, também foi implantado o 45°BTM na cidade de Bequimão, o 46° BTM na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, fora isso será implantado o 44°BTM em Coelho Neto, na região dos Cocais.

Outro ponto de extrema relevância é o avanço na questão educacional. Uma contribuição por parte da PM para população maranhense. Atualmente há 41 Escolas Militares Tiradentes, mostrando a contribuição da instituição para educação de crianças e jovens, fazendo com que eles possam ser futuramente cidadãos de bem e não façam uso de drogas, ou cometam atos de violência.

Cabe ressaltar que ocorreu o avanço na questão do Programa Educacional de Combate a Violência e o Uso de Drogas (Proerd), onde policiais militares fardados ministram palestras para alunos, com o objetivo de capacitar jovens com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência. O Proerd está presente em mais de 60 municípios maranhenses.

Outro ganho para os maranhenses foi a expansão da Patrulha Maria da Penha. Ao longo desses anos existiam apenas 8 Patrulhas Maria da Penha, agora foi possível ampliar esse quantitativo para 13 PMP. Dentre elas podemos citar: a implantação no interior do estado, em Pedreiras, Bacabal, Barra do Corda e Presidente Dutra, além disso, serão implantadas mais três no interior do estado, nas cidades de Rosário, Buriticupu e São Mateus. É um avanço significativo na proteção das mulheres.

“A ampliação dos batalhões, tanto nas viaturas e armamentos, faz com que possamos realizar nossas operações policiais de forma planejada e sistêmica, contribuindo para que nossos policiais realizem mais apreensões de armas de fogo, drogas e prisões. A polícia cumpre o seu papel constitucional, que é a preservação da ordem pública, evitando que o crime ocorra. Portanto, as operações e os serviços desempenhados pela instituição garantem a redução de criminalidade e a sensação de segurança pública.”, afirma o comandante geral, Emerson Bezerra.

De acordo com o comandante geral, também ocorreu a expansão da rede de consultórios da Polícia Militar, fornecendo uma estrutura de saúde não só para os militares e seus dependentes, mas também atendendo a sociedade de cada localidade do Maranhão.

O pleito eleitoral está chegando, por isso a Polícia Militar está com um planejamento pronto para execução da Operação Impacto em todo estado do Maranhão, visando dar mais segurança e tranquilidade aos eleitores, garantindo que eles se sintam seguros e confortáveis em escolher seus candidatos.

“Ao longo do dia 20, contaremos com 300 policiais militares nomeados pelo Governo do Estado, trabalhando exclusivamente com o policiamento de vans, ônibus, barreiras policiais, intensificando a Operação Catraca e fazendo as incursões nos bairros da zona rural. Todo esse trabalho é desempenhado juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, que nos fornece a Força Estadual de Segurança. É importante frisar que estamos interiorizando as ações de segurança pública, para dar mais segurança aos cidadãos maranhenses.”, ressalta o coronel Emerson Bezerra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »