MENU

04/10/2022 às 11h18min - Atualizada em 05/10/2022 às 00h00min

Manejo nutricional garante diferencial para produtividade do cafeeiro

Fertilizantes foliares podem ajudar produtores a extraírem potencial máximo da safra que vem sofrendo com seca e geada

SALA DA NOTÍCIA Ubyfol
Foto: Divulgação

Em meio à seca e à geada que atingiram as lavouras de café no ano passado e os resultados do La Niña, que trouxeram um déficit hídrico significativo para a safra do grão, os produtores rurais têm sentido necessidade cada vez maior de investir em ações para extrair o potencial máximo produtivo do cafeeiro. O manejo nutricional e fisiológico assertivo, por exemplo, é uma delas.  

Sabendo que a produção de café especial é uma realidade em todo o Brasil e cada região possui características muito marcantes, como as úmidas e frias montanhas das matas de Minas Gerais, as planícies secas e quentes do Cerrado ou a baixa altitude do norte capixaba – resultando em diferentes aspectos e sabores do café –, é fundamental entender essa dinâmica para preservar e otimizar essa cultura. O cafeeiro tem como característica grande absorção de nutrientes do solo, necessitando de adequada aplicação de corretivos e fertilizantes para alcançar alta produtividade. Levando em consideração as necessidades identificadas nas análises de solo e das folhas e a capacidade estimada de produtividade, o agricultor pode ter nos fertilizantes foliares um importante aliado para uma colheita saudável.  

“Com essas diferenças em mente, o produtor precisa saber que cada realidade exige um tratamento diferenciado. Por isso, encontrar soluções nutricionais que vão proporcionar uma maturação mais uniforme e contribuir para o carreamento de açúcares para os grãos e, consequentemente, melhorar as características físico-químicas dos grãos e da bebida, é muito importante para a experiência final de sabor e qualidade”, avalia Rodrigo Gomes, Gerente Regional da Ubyfol. 

Reunindo soluções para os diferentes tipos de grãos de café, a Ubyfol vem trabalhando para minimizar os impactos do clima nas lavouras com produtos de bioestimulação para a recuperação das áreas que foram afetadas pelo frio e das que sofreram com prolongados períodos de estresses hídricos. “Nesses casos, é fundamental saber que o que determinará de fato a melhor eficiência da aplicação do fertilizante foliar são as tecnologias contidas nesses produtos, que vão melhorar o condicionamento da calda, a absorção pelas folhas e a translocação dos nutrientes na planta. A Ubyfol, por exemplo, conta com a polihexose, uma tecnologia registrada que proporciona esses diferenciais para a planta”, diz. Segundo Paulo de Tarso - Especialista em Nutrição Vegetal da Ubyfol, quando utilizado o manejo nutricional da companhia, junto com o acompanhamento técnico dos especialistas, pode-se alcançar um incremento de produtividade acima de 8%”. 

Nesse sentido, o produtor pode contar com a eficiência de produtos como Kymon Plus, solução oferecida pela Ubyfol para ser utilizada na pós-colheita, responsável por acelerar o metabolismo e o desenvolvimento da planta, proporcionando maior tolerância ao estresse, fazendo com que a planta mantenha sua eficiência fotossintética por mais tempo;  Aminofosfito de Cobre, que com o  fosfito presente na formulação, associado ao elemento Cobre, é um poderoso indutor de resistência e, com a grande mobilidade que possui na planta, torna a cultura mais resistente aos estresses bióticos e abióticos e Peso +, fertilizante usado para a fase final da cultura, que soma benefícios no acúmulo de substâncias de reserva na planta. Esses são produtos que, quando aplicados no momento certo do ciclo do cafeeiro, ativam rotas metabólicas que contribuem para aumento de produtividade, mais rendimento e melhor qualidade do produto final. 

Sobre a Ubyfol 

Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.   


Notícias Relacionadas »
Comentários »