MENU

29/09/2022 às 18h53min - Atualizada em 30/09/2022 às 00h01min

Livraria NoveSete recebe o lançamento do livro “Para Onde Me Levam os Meus Pés”, da Palavras Projetos Editoriais, dia 30 de setembro

Obra, escrita por Cibele Lopresti Costa, com ilustrações de Ianah Maia, traz versos e ilustrações representando uma menina corajosa, que tem uma diferença física em relação aos padrões ditos normais

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
“Muitas vezes nem percebemos, mas nossos pés estão sempre ali, determinados, nos sustentando e nos levando para muitas experiências”. E é com base nesta reflexão que a autora Cibele Lopresti Costa e a ilustradora Ianah Maia de Mello criaram “Para Onde Me Levam os Meus Pés”, mais novo lançamento da Palavras Projetos Editoriais voltado para o público infantil, que será lançado no dia 30 de outubro na Livraria NoveSete.

No evento de lançamento a autora autografará o livro e haverá ainda uma roda de conversa sobre a obra.

Em suas 36 páginas, os pequenos leitores e leitoras conhecerão e, acima de tudo, se reconhecerão, de forma poética, nas aventuras dos pés especiais de uma garota corajosa, exploradora de si e do mundo, numa história sobre aceitação e amadurecimento que nos faz refletir: para onde nos levam os nossos pés?

Desafios e Caminhos - A obra apresenta o universo subjetivo de uma personagem e a ampliação de seus horizontes, por meio de versos e ilustrações que representam uma menina que tem uma diferença física em relação aos padrões ditos normais do corpo humano.

São os pés, portanto, que despertam a reflexão sobre a descoberta de si, a construção de laços sociais com família, amigos e escola e, ainda, o contato com o mundo natural e social. De forma lírica, a menina expande seus horizontes, cresce, transforma-se e segue por caminhos mais distantes e complexos.


“A menina apresenta-se desde o início como alguém que tem um instrumento de mediação com o mundo: os seus próprios pés. Por meio deles, ela parece estabelecer, desde a mais tenra infância, contato com o seu entorno: as pessoas com quem se relaciona, os lugares que conhece e as experiências que vive”, afirma a autora Cibele Lopresti Costa.

Ela destaca ainda que “ao mesmo tempo, podemos observar que essa mediação entre os pés e o mundo não se dá apenas no campo exterior, mas também subjetivamente, na construção de afetos: o carinho da família, o cultivo de amizades, a contemplação da natureza, as angústias, surpresas e descobertas que surgem ao longo de seu desenvolvimento”.

Cibele Lopresti Costa - Nasceu em 1964 na zona norte da cidade de São Paulo (SP). Passou a infância no Jaçanã — na época, um bairro tranquilo, com ruas ainda não asfaltadas e terrenos baldios, nos quais era possível assistir a partidas de futebol da família. Além das brincadeiras nas ruas de terra, ela também se interessava por livros.

Cibele nasceu com um linfedema congênito, patologia relacionada ao sistema linfático que causou um inchaço (edema) em suas pernas e pés, principalmente no lado direito. Esse linfedema, que acompanha Cibele até os dias de hoje, não a impediu de estudar, trabalhar, viajar, se casar e ter filhos. Ela formou-se em Letras, área na qual também fez Mestrado e Doutorado, e atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio ao longo de 30 anos. Hoje trabalha em uma editora, ajuda a produzir livros destinados a crianças e adolescentes, faz teatro e escreve poemas e narrativas para leitores de todas as idades.

Ianah Maia de Mello - Nasceu em 1989 no Recife (PE). Ela cresceu entre as ruas agitadas de comércio do centro, em meio à efervescência artística e cultural da cidade. Desde a infância, foi estimulada pela mãe, uma sensível educadora, psicóloga e poetisa, a acreditar em seu potencial criativo. Na escola, Ianah também teve contato com professores de educação artística que lhe apresentaram a importância da arte para a construção do pensamento reflexivo.

Atualmente, ela trabalha como pintora, ilustradora, muralista e artista urbana. Para criar as ilustrações desse livro, Ianah usou tintas produzidas em seu ateliê, na cidade de Olinda (PE), com base em barro naturalmente colorido. Seguindo uma filosofia de vida naturista, ela gosta de andar descalça para poder sentir a natureza nos seus pés.

Serviço
Título: Para Onde Me Levam os Meus Pés
Autora: Cibele Lopresti Costa
Arte gráfica: Ianah Maia de Mello
ISBN: 978-65-88629-65-9
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
Preço de capa: R$ 49,00
Mais informações em https://www.palavraseducacao.com.br/meuspes
 
Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]
Notícias Relacionadas »
Comentários »