MENU

28/09/2022 às 18h15min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

"Vai dar Jacaré" recebe duas indicações ao Prêmio Jabuti

Escrito por Maria Izabel Moreira Salles, o livro narra, de maneira envolvente, a biografia de um dos maiores homens de negócios do nosso país, Caio de Alcantara Machado

SALA DA NOTÍCIA Lilás Comunicação
divulgação
Se hoje São Paulo é um dos maiores centros de eventos de negócios da América Latina, certamente esse feito deve ser atribuído a Caio de Alcantara Machado, empresário visionário criador de feiras como a UD (Feira de utilidades Domésticas), Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil) e o Salão do Automóvel, que proporcionaram vultosos negócios para o empresariado desde os idos da década de 60. Mais do que isso, Caio foi uma espécie de mola propulsora da industrialização e comércio brasileiro, movimentando bilhões de reais nas feiras, gerando milhares de empregos, fazendo com que o Brasil se desenvolvesse economicamente e se tornasse competitivo frente a outros países.

Toda a trajetória do empresário - que iniciou suas atividades no cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil – é destaque no livro “Vai Dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles, que acaba de receber duas indicações para o Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL- Câmara Brasileira do livro.  O livro – que leva o título de um famoso bordão de Caio – está concorrendo nas seguintes categorias do Prêmio: Biografia e Projeto Gráfico.

No quesito Biografia, a autora destaca uma obra documental, cenográfica e primorosamente costurada, diríamos que romantizada. No tocante ao Projeto Gráfico, leva a assinatura de Ricardo Alves de Souza e contém documentos, fotografias e outros arquivos do acervo pessoal de Caio Alcantara Machado, entregues por ele a Maria Izabel num grande baú de memórias.

A obra – Fruto de mais de dois anos de pesquisas da autora – que foi amiga, nora e confidente do empresário -, “Vai dar Jacaré” relata diversas passagens importantes de Caio, incluindo a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café - (IBC).  O livro traz também no seu final, uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos de depoimentos e reportagens da época. Ele chegou a ganhar dentre os mais de 40 prêmios, seis vezes o prêmio Homem de Marketing do Ano, “Chevalier de la Légion d’Honeur” concedido pelo Governo da França, e o de Homem do Ano, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

De acordo com a autora, seu objetivo com este livro é difundir a biografia de Caio, entremeada com a história de São Paulo e do Brasil, tentando espalhar com o mesmo fervor a esperança que ele jamais desistiu de ter, de que um dia iria fazer desse Brasil um país desenvolvido, mais justo, no qual as pessoas teriam orgulho de serem brasileiras.

A Autora - Nascida em São Paulo, Maria Izabel Moreira Salles é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê.
 
FICHA TÉCNICA
“Vai dar Jacaré”
1ª edição em abril/21
Editora: Reality Books
Páginas: 464
Formato: 23 cm X 16 cm 
Valor: R$ 59,00
Vendas através do site

Notícias Relacionadas »
Comentários »