MENU

28/09/2022 às 18h06min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h00min

Festival das Marias no Brasil acontece em outubro com música, circo, dança, teatro, cinema e vivências

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2022/09/festival-das-marias-no-brasil-acontece.html
Claudette Soares e Alaíde Costa (foto de Murilo Alvesso)
A terceira edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece entre os dias 6 e 18 de outubro de 2022, com eventos simultâneos presenciais e online (pelo YouTube do Festival e canal A La Carte do Cine Petra Belas Artes). Atrações musicais se intercalam com espetáculos de circo, dança, teatro infantil, contação de histórias, cinema e vivências relacionados ao universo feminino.

A programação presencial - de 6 a 10 de outubro - traz eventos gratuitos em equipamentos de cultura da Prefeitura de São Paulo (Teatro Paulo Eiró - Teatro e Praça, Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Cine Petra Belas Artes. Em Araçariguama (SP), as atividades ocorrem na Escola dos 7 Portões, com contribuição voluntária. As atividades ONLINE se estendem até o dia 18/10, a partir do YouTube/FestivaldasMarias (com vídeos performance, espetáculos, série e videoaula grátis) e do canal A La Carte do Cine Petra Belas Artes (mostra de cinema, com assinatura paga).

Abrindo o Festival das Marias, Alaíde Costa e Claudette Soares fazem show criado exclusivamente para o festival no Teatro Paulo Eiró, dia 06/10 (quinta, às 21h), onde também se apresenta Consuelo de Paula. O Teatro ainda recebe vários destaques da dança - Turmalinas Negras, Juliana Maia e Raies Dança Teatro - e espetáculos para crianças e para a família (teatro e circo) com Lívia Mattos, Trupe Koskowisckr, Circo de Ébanos, Ciclistas Bonequeiras, Cia Circo Rebote, Renata Pizzi e Las Fanfarronas.

As atrações do Centro de Cultura Negras são shows com DJ Bia Sankofa e Dani Nega e espetáculo circense com Painé Santamaria. No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes ocorrem shows com Brisa Flow e Bebé Salvego, contação de histórias com Ana Person & Kombi Catarina, além de teatro infantil com a Caravana Tapioca. No Cine Petra Belas Artes acontece uma Feira Literária e o encerramento do Festival das Marias, dia 10/10 (segunda, às 20h), com exibição do filme: A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski, com presença de Léa Freire e das convidadas Erika Ribeiro, Joana Queiroz e Tatiana Parra.

Na programação ONLINE (Cine Petra Belas Artes), a Mostra Ser Mulher (mostra de cinema online por assinatura paga, com curadoria de Juliana Brito) traz nove títulos: Deus É Mulher e Seu Nome É Petunia (MK), Caixa de Pandora (DE), Caramelo (LB/FR), Ninotchka (EUA), Um Belo Verão (FR), Verônica (BR), Vamos Lá, Francesas (FR), Troca de Rainhas (FR) e a série Miss Marple (UK, EUA, AU).

O YouTube/FestivaldasMarias (mostra online gratuita) apresenta oito títulos e uma videoaula: Solita no Eres (COL), Conceito, Metodologia e Criação em Dança Aérea (BR), Papisa (BR), Las Líneas (BR), Cartas para Além Mar (BR), Juliana, do Rancor (BR), Lágrimas Fritas (BR), Perseguida (BR) e Viver do Quê? - Memórias de uma vida de trabalho no Feminino (PT).

Atividades com contribuição voluntária acontecem em Araçariguama na Escola dos 7 Portões, dia 09/10 (domingo, a partir das 9h), na celebração de um ano da escola, com cursos humanizados de massagem sonora e meditação, e um ensaio musical com o grupo Mawaca.

O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser esse o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2022, o evento é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pelas brasileiras Escola dos 7 Portões, Cine Petra Belas Artes e Belic Arte.Cultura, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA - Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Antônio Revez. Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria Artes Cênicas: Bel Toledo. Curadoria Cinema: Juliana Brito. Coordenação de produção: Gisele Tressi. Filmagem/fotografias: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Gastronomia: Armazém Café Doceria. Apoio: Direção Geral das Artes, Governo de Portugal. Site: Agência Maria. Concepção gráfica: Workhouse Design. Artes digitais: Bruna Lino. Media Partners: Platea Comunicação e Arte.  Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: Cine Petra Belas Artes, Escola dos 7 Portões, CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Apoio cultural: Fundação Padre Anchieta / Rádio Cultura. Realização: Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo.

III Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino 
www.festivaldasmarias.com.br | @marias.festival

PRESENCIAL: 6 a 10 de outubro de 2022
Teatro Paulo Eiró - Grátis - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. SP/SP.
Centro de Cultura Negras - Mãe Sylvia de Oxalá - Grátis - R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. SP/SP
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Grátis - R. Inácio Monteiro, 6900 - Conj. Hab. Sítio Conceição. SP/SP.
Cine Petra Belas Arte – Grátis e pago - Rua da Consolação, 2423 – Consolação. SP/SP.
Escola dos 7 Portões – Contribuição voluntária - Estrada São Roque a Araçariguama, 1971. Araçariguama/SP.

ONLINE: 6 a 18 de outubro de 2022
YouTube/FestivalDasMarias - www.youtube.com/festivaldasmarias
Cine Petra Belas Artes - www.belasartesalacarte.com.br

Para detalhes da programação acesse:
https://docs.google.com/document/d/11sv5Ohcb6rRZkl-xLx-c_SxxmhC8J86N/edit?usp=sharing&ouid=100581629043319159137&rtpof=true&sd=true
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »