MENU

28/09/2022 às 22h39min - Atualizada em 28/09/2022 às 22h39min

Ministério da Justiça vai implantar Centro Integrado de Comando e Controle no Tocantins

Encontro reuniu representantes de órgãos e forças de segurança

Assessoria
Foto: Divulgação / Patrícia PaivaDivulgação / Patrícia Paiva
 
O Tocantins está ajustando os últimos detalhes para a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será um espaço de integração no qual as diversas forças de segurança poderão trabalhar em conjunto com vistas à tomada de decisões de forma ágil, integrada e eficiente.

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mauro André Kaiser, o grande ganho do centro será a integração propriamente dita e sem a interferência de qualquer instituição.

“Cada instituição vai trabalhar na sua expertise só que de forma conjunta. Hoje fizemos a vistoria técnica do local, que é de contrapartida do estado, e aprovamos com a necessidade de poucas adequações. O próximo passo é a assinatura do acordo de cooperação, que é basicamente o estado dizer que quer receber os equipamentos do Ministério da Justiça e que se compromete em fazer a manutenção e adotar a filosofia proposta pelo Ministério, que é das operações integradas”, informou.

O chefe de gabinete ainda explicou que, com a implantação, será cumprida uma promessa histórica que vem desde 2014. “A promessa é de entregar aos estados que não foram sede da copa do mundo e que não receberam o Centro de Comando e Controle uma estrutura equivalente, que facilite a integração e o trabalho conjunto das forças de segurança”, destacou.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, reforçou que, desde que assumiu a gestão, a equipe da secretaria tem buscado dar celeridade aos trâmites que agilizem a instalação do centro no Tocantins.

“Estamos muito felizes com esta visita, com a agilidade e a atenção que o Tocantins tem recebido. Estivemos em Brasília na semana passada e hoje a equipe já está aqui. As forças de segurança e o Tocantins terão um grande ganho, pois o centro será um espaço de união e os recursos tecnológicos vão facilitar a tomada de decisões de forma ágil e integrada”, destacou o secretário.

Durante a reunião, representantes da Polícia Militar (PM-TO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO), Polícia Penal e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fizeram questão de se manifestar e destacar o empenho da Segurança Pública em buscar melhorias, bem como reforçar a importância da atuação integrada.

Estiveram presentes na reunião representantes de órgãos e forças de segurança, equipe técnica da Secretaria da Segurança Pública e representantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »