MENU

27/09/2022 às 19h34min - Atualizada em 27/09/2022 às 19h34min

Imperatriz é referência maranhense no turismo de negócios

Só esse ano, Expoimp movimentou 500 milhões de reais e a passagem do Rally dos Sertões cerca de 1 milhão de reais em um dia

Ariel Rocha
Ascom
O aporte dos eventos realizados reforça o grande potencial local para receber turistas - Foto: Arquivo
  
Imperatriz é reconhecida como polo de eventos empresariais, com foco na movimentação econômica, referente ao turismo de negócios. O potencial desta área transforma durante todo o ano a cidade em sede de grandes movimentações de público e de consumo em várias cadeias produtivas. Nos últimos três meses, o município recebeu três grandes eventos: Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) e a passagem do Rally dos Sertões. 
 
Para se ter noção do potencial e impacto que tais acontecimentos geram no município, a Expoimp movimentou em torno de 500 milhões de reais no mês de julho deste ano e o Rally dos Sertões cerca de 1 milhão de reais em um único dia, envolvendo todos os setores. Além de receber visitantes de vários lugares, hotéis, restaurantes, bares, bufês, postos de combustíveis, gráficas, farmácias, provedores de internet, locação de equipamentos, meios de transportes e muitas outras áreas são beneficiadas.
 
No mês de outubro, a cidade também recebe o Salão do Livro, a maior feira literária do Maranhão e um dos cinco eventos de literatura mais importantes do Nordeste. O aporte dos eventos realizados reforça o grande potencial local para receber turistas, disponibilizar os serviços solicitados e também a capacidade de suprir com os produtos necessários para que o turismo de negócios continue ampliando cada vez mais sua rede de alcance. 
 
Nesta terça-feria, 27 de setembro, celebra-se o Dia Internacional do Turismo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, ressalta a estrutura que Imperatriz usufrui para receber com sucesso visitantes de vários lugares. “A cada grande realização arrojada efetuada na cidade, temos a constatação do quanto o potencial turístico no sentido dos negócios tem sido explorado com bastante sucesso. Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais nossa abrangência e continuar crescendo”, diz. 
 
Apesar de o turismo de negócios ser o grande potencial da cidade, outros pontos também são destaque. Conforme a Superintendência de Turismo da Sedec, são evidenciados atrativos turísticos como as praias do Cacau e Meio, museu público, Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), Centro de Artesanato, catedrais e igrejas, praças, Mercado Central e feirinhas públicas dos bairros, Rua Quinze de Novembro e diversos outros locais.
 
A turismóloga da Sedec, Lizandra Carvalho, reforça os atrativos que Imperatriz possui para quem vem de fora. “Temos uma cidade cheia de possibilidades, com pontos históricos e culturais, parques aquáticos, praias no período de veraneio e os grandes eventos anuais. Durante todo o ano, recebemos gente de fora e todo mundo sai ganhando em seus negócios: do ambulante ao dono do hotel. Não é apenas uma área específica atingida, mas sim toda uma cadeira do comércio beneficiada”, comenta. 
 
A Prefeitura também irá implementar placas da Rota Turística Inteligente em oito pontos da cidade. Os dispositivos, para leitura de QR Code com o celular, estarão distribuídos pela Beira Rio, Calçadão, Estádio Frei Epifânio, Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávila, Parque Aquático Freitas, Ponte Dom Affonso Felipe Gregory, Praça da Cultura e Praia do Cacau.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »