MENU

23/09/2022 às 13h00min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h01min

O poder das empresas de telecomunicação, promotoras de conectividade

Por Alexandre Amaral, diretor de vendas Cloud e Data Center na AMD Brasil 

SALA DA NOTÍCIA Carolina Tiago
A conectividade tornou-se a base da nossa existência. Nos comunicamos com amigos e familiares, trabalhamos, pedimos comida, compramos roupas e até encontramos parceiros românticos, tudo pela Internet e, consequentemente, graças ao setor de telecomunicações. Mesmo quando não temos consciência disso, o setor de telecomunicações é um dos mais influentes em nossa sociedade atual. Tanto que é considerado um pilar econômico em escala global, regional e local.

Segundo estudo do Analysys Mason, o panorama das telecomunicações na América Latina teve um desempenho positivo nos últimos dois anos, com um crescimento anual estimado em 2,5% entre 2021 e 2026. Para todas as atividades que detalhei no início acontecerem, somado às tarefas para aplicações complexas de alto desempenho como Big Data, Inteligência Artificial e machine learning, entre outras que envolvem um nível de computação exigente, a operação de telecomunicações é crucial.

Por isso, na medida em que evoluímos como sociedade, gerando cada vez mais desenvolvimentos baseados em computação de alto desempenho, mais precisamos de tecnologias que revolucionem a forma como as telecomunicações prestam seus serviços. As soluções e serviços em nuvem são um dos componentes mais importantes de qualquer estratégia de digitalização, relatando um crescimento significativo nos últimos anos: de acordo com um relatório da Markets and Markets, o mercado de computação em nuvem deverá atingir o valor de US$ 9.473 milhões até 2026, desenvolvendo-se em uma taxa anual de 16,3%.

Esta evolução acelerada traz consigo desafios para a infraestrutura tecnológica e surge uma crescente demanda por poder de processamento e velocidade de resposta. Ao mesmo tempo, tudo o que listei acima se traduz em um maior fluxo de dados e um aumento no universo de dispositivos conectados, de modo que a infraestrutura de TI se torne um elemento chave do futuro digital, suportando principalmente os requisitos técnicos de soluções voltadas para Big Data, IoT e Data Center.

É por isso que as empresas devem buscar alianças com provedores de serviços que possam ajudá-las a construir a infraestrutura de rede do futuro, e na AMD estamos comprometidos em ser esses aliados. É importante reunir poder de processamento, mas também velocidade, escalabilidade e flexibilidade, sem descurar a segurança, o desempenho e a eficiência. As empresas de telecomunicações precisam de soluções que permitam otimizar seus investimentos em infraestrutura, impulsionando a aceleração e dando suporte a soluções de rede 5G, edge e nuvem.

Quem conseguir entender as necessidades mutáveis de um setor crucial para o desenvolvimento da sociedade atual, e caracterizado pelo dinamismo, alcançará grandes resultados, sempre impulsionados pelo poder da computação de alto desempenho
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »