MENU

23/09/2022 às 08h47min - Atualizada em 23/09/2022 às 08h47min

Seminário em Manaus mostra os impactos da conectividade para o desenvolvimento da Amazônia

Evento promovido pelo Ministério das Comunicações debate os avanços da tecnologia na educação e na indústria

Ascom/MCom
Abertura do Seminário 5G.BR, em Manaus, nesta quinta-feira (22) (Foto: Wander Roberto/MCom)

  
Uma tecnologia capaz de transformar a indústria e a vida de muitas famílias que vivem em áreas remotas. Este é o resultado que a chegada do 5G deseja promover à Região Norte. Por isso, o Ministério das Comunicações (Mcom) realiza, nesta quinta-feira (22), em Manaus, a terceira edição do seminário 5G.BR, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O objetivo do debate é avaliar os benefícios da conectividade e apresentar as perspectivas de autoridades e representantes de diversos setores.

A abertura do evento contou com a participação da secretária executiva do Ministério das Comunicações (Mcom), Estella Dantas, e dos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, da Educação, Victor Godoy Veiga, além do superintendente da Zona Franca de Manaus, general Algacir Polsin, do presidente Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), Lincoln Nunes, e do secretário do Trabalho e Empreendedorismo de Manaus, e Radyr Gomes.

“O Leilão do 5G está obrigando as operadoras a levarem conectividade para as localidades que ainda não têm. E a região Amazônica é aquela que tem mais localidades remotas, não só o estado do Amazonas, mas a Amazônia Legal, que estão desassistidas de conectividade, de tecnologia e, consequentemente, estão com deficiência na educação, na indústria, no desenvolvimento, na geração de empregos”, explicou a secretária executiva do MCom, Estella Dantas.

PROGRAMAÇÃO - Durante o evento haverá três painéis. O primeiro vai abordar os impactos do 5G na educação. Em seguida, será a vez do painel "O 5G como acelerador da indústria 4.0". Já o terceiro momento de debates será sobre o tema “A tecnologia como instrumento de proteção e desenvolvimento da nação". Ao final, a CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell, vai conversar com o ministro das Comunicações, Fábio Faria sobre a conectividade por satélite de baixa órbita.

SEMINÁRIOS 5G.BR – Manaus é a terceira capital a sediar o Seminário 5G.BR. Em agosto, São Paulo recebeu a primeira edição. Manaus, Brasília e Porto Alegre serão as próximas. Para mais informações sobre a atividade, as programações, dados sobre os debatedores, banco de imagens e próximas agendas, acesse a página especial sobre o evento https://www.gov.br/mcom/pt-br/assuntos/seminarios-5g.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »