MENU

22/09/2022 às 15h19min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h01min

D’olho: o que é e como utilizar a ferramenta para um negócio de sucesso

Ferramenta pode otimizar o tempo, trazendo eficiência para uma operação gastronômica

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Uma metodologia de gestão criada no Japão pode ser a chave para melhorar o desempenho profissional de empreendimentos de serviço, em especial, do setor de A&B. D’olho é a sigla para “Descarte, Organização, Limpeza, Higienização e Ordem”, que também pode ser chamado de 5S: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Autodisciplina.

Na prática, consiste em ter na lista de tarefas diárias, algumas boas práticas, que irão economizar tempo ao longo e fim da jornada, além de garantir segurança alimentar para os clientes e saúde para a equipe.

“Senso de utilização indica manter na área de trabalho apenas o que será utilizado, reduzindo obstáculos, tornando a tarefa mais ágil e segura. Em seguida, temos o Senso de Organização, que recomenda que as ferramentas e equipamentos devem ser ordenados de forma a facilitar o dia a dia, evitando movimentos desnecessários e, acima de tudo, tempo perdido em busca do objeto”, explica Vera Araújo, especialista da VA Gestão de Negócios.

O terceiro é o senso de limpeza e dispensa muita explicação, principalmente quando o ramo de atuação é a alimentação. Tudo precisa ser limpo diariamente e, se necessário, ao longo da jornada.
Para evitar o desperdício, o senso de padronização é muito importante em um negócio gastronômico, afinal, o cliente quer encontrar o prato ou produto sempre iguais. “Quando isso não acontece, ele pode devolver o item ou nunca mais retornar”, comenta a especialista. “Ao estabelecer um padrão, tanto quantidade de insumos utilizados, como tempo gasto na fabricação, são sempre os mesmos, o que evita desperdício de produtos e tempo”.

Por último, o senso de autodisciplina, que é a constante observação das primeiras quatro metas, para que, na rotina do dia a dia, o método não se perca.

Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.
A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.

Notícias Relacionadas »
Comentários »