MENU

22/09/2022 às 22h56min - Atualizada em 22/09/2022 às 22h56min

Fomentando negócios

Ex-presidentes da ACII, idealizadores da feira, além de expositores das últimas quinze edições, são homenageados; evento prossegue até a noite de sábado, dia 24; hoje, acontecem Rodada de Negócios, às 18h, e Programa de Incentivo Econômico de Imperatriz, às 19h10

Raimundo Primeiro
Jornal O PROGRESSO
Leonardo Leocádio, coordenador da Fecoimp: “uma noite muito especial” - Foto: Assessoria Comunicação ACII
 
Com a presença de público significativo e sob o tema “Histórias que Inspiram o Futuro”, além de perspectivas de atingir um público superior a 35 mil pessoas, durante os quatro dias de realização, foi aberta, na noite desta quarta-feira, 21, a vigésima edição da Fecoimp (Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz). Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), nos últimos dois anos, o evento não aconteceu.

Diversas autoridades participaram da solenidade de abertura oficial da 20ª Fecoimp, cujo encerramento acontece na noite de sábado, 24 de setembro. Na noite de anteontem, além dos empresários, representantes dos governos municipal e estadual, da segurança pública e de entidades classistas, parceiros, imprensa e patrocinadores, prestigiariam a programação da feira, percorrendo os vários setores do Centro de Convenções, visitando estandes e conversando com expositores.

NOVIDADES – A Fecoimp acontece no Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, área central da cidade, mostrando novidades nas áreas do comércio, tecnologia, serviços, indústria, turismo, educação, saúde, entre outras, consolidando-se como a maior feira multissetorial do Maranhão, iniciativa pioneira, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), presidida pelo empresário João Borges Lira, que, ao longo dos últimos meses, não mediu esforços para que o evento seja coroado de êxito no ano em que completa vinte anos.

Os objetivos da Diretoria da ACII são no sentido de que a Fecoimp 2022 possa atrair significativo número de visitantes, movimentando os estandes e, assim, fazendo com que os objetivos dos expositores sejam atingidos, por meio da prospecção e do fechamento de negócios, nas mais distintas áreas.

PROGRAMAÇÃO – A 20ª Fecoimp conta com palestras, cursos, oficinas e os espaços Plenitude, Interativo+Tecnologia, Turismo e Ifageek, destinado aos jovens, por meio de competições e jogos eletrônicos, por exemplo, com abertura a partir das 15h, durante os quatro dias do acontecimento. Por outro lado, os empresários estarão reunidos durante uma Rodada de Negócios.

O diretor da Fecoimp, Leonardo Leocádio de Sousa, durante entrevista a O PROGRESSO, afirmou tratar-se de uma “data emblemática”, com a ACII realizando, a propósito, “a maior de todas as feiras”. Segundo ele, o presidente João Lira e a Diretoria estão todos empenhados, trabalhando no alcance de tal objetivo. “A grande novidade, agora em 2022, foi a capacidade que tivemos de trazer mais expositores, apesar da limitação de espaço. Este ano, teremos 220 expositores”, complementa.

Leonardo Leocádio recordou ter recebido a missão de coordenador, há 10 anos, a Fecoimp, do então presidente, empresário Jairo Almeida. Aproveitou a oportunidade para anunciar que a próxima edição da feira será comandada por Sandro Mota. “Espero ter conseguido com a função a mim encarregada”.

De acordo com o empresário João Lira, presidente da ACII, o associativismo não se faz sozinho, frisando sobre a importância de todos os envolvidos na realização da 20ª Fecoimp, desde a equipe de colaboradores aos patrocinadores, mencionado o fundamental apoio de sua Diretoria. “Assim, a feira poderá caminhar, ganhar fôlego e continuar exponencialmente crescendo. O nosso agradecimento a todos, um viva ao associativismo e ao empreendedorismo!”

Um dos homenageados da noite histórica, o empresário Vilson Estácio Maia, ressaltou sobre a emoção que sentia, naquele momento, ao assistir o vídeo sobre a trajetória da feira, além da dimensão alcançada pelo evento, com expositores dos principais centros de desenvolvimento do país. “Um pequeno sonho do passado, transformado hoje num grande sonho”.

Para o superintendente de Operações do Sul do Maranhão da Equatorial Energia, Felipe Vianelli, apoiar a Fecoimp é contribuir com o processo de desenvolvimento de Imperatriz, tendo em vista a missão de agir da empresa conectar-se com os propósitos de ação da ACII.

Uma das grandes parceiras da ACII, a Suzano Papel e Celulose foi representada na abertura da 20ª Fecoimp pelo gerente executivo industrial da empresa, José Wilhelms Ventura. A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) esteve presente por intermédio de seu presidente, Edilson Baldez, outro homenageado durante a solenidade. “A Fiema se orgulha de ter participado de todas as edições da feira”, sublinha.

O empresário Guilherme Maia Rocha, ex-presidente da ACII e um dos principais responsáveis pelo processo de climatização do Centro de Convenções de Imperatriz, também foi homenageado. Atualmente, é diretor do Sindicato do Comércio de Imperatriz (Sindicom) e presidente da ALIANÇA EMPRESARIAL, formada por diversas entidades empresariais das regiões Sudoeste e Sul do Maranhão.

ALIMENTAÇÃO – Além da exposição e comercialização de produtos e serviços, há, na Praça de Alimentação, situada no Estacionamento do Centro de Convenções de Imperatriz, com os expositores e visitando encontrando o melhor da gastronomia, inclusive comidas típicas e bebidas regionais.

“Estou gostando, pois a feira consta de diversos produtos e serviços”, avalia Cláudia Telles, 30, informando ter experimentado panelada, prato típico da culinária maranhense. “Uma delícia, vou repetir, voltando outra vez a feira [hoje]”, garante.

Sebrae disponibiliza diversos serviços

O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), empresário Celso Gonçalo, lembrou, durante pronunciamento, que o órgão tem uma história efetiva como apoiador e expositor da feira, destacando que, em cada edição, a instituição disponibiliza atendimentos empresariais e orientações técnicas, num espaço exclusivo, montado no Centro de Convenções.

“Para 2022, o Sebrae inova e leva suas soluções diretamente ao público, sejam empreendedores ou quem deseja abrir seu negócio, por meio de capacitações, atendimentos empresariais, entre outras atividades, em seu espaço. A instituição vai apresentar suas soluções, mostrando de que forma pode atuar junto aos pequenos negócios, consagrando os seus 50 anos de atuação, em apoio aos pequenos negócios”, acrescentou.

VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS

Na noite de sábado, a 20ª Fecoimp terá show de Lena Garcia, na 1ª Mostra “Cantos e Encantos de Imperatriz”, valorizando a cultura e os artistas locais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »