MENU

21/09/2022 às 14h54min - Atualizada em 22/09/2022 às 00h01min

Dia do profissional de contabilidade ou do Contabilista?

SALA DA NOTÍCIA Centro Universitário Paulistano - UniPaulistana
https://www.unipaulistana.edu.br/
Freepik

Muito comum esta dúvida pairar na mente dos profissionais de contabilidade, haja vista que existem duas datas marcadas no calendário que celebram essa profissão: Dia 25 de abril e dia 22 de setembro e muitas definições entre elas. 

Mas qual está correta? Como devemos anunciar estas datas? 

Bem, para responder essas dúvidas, precisamos voltar um pouquinho na história e buscar a referência delas ao longo do tempo, assim cronologicamente temos alguns eventos que podem melhor explicar essas definições: 

Em 1926, o então senador João Lyra Tavares, fez um pronunciamento público em menção honrosa a profissão de contabilidade, exatamente no dia 25 de abril do respectivo ano. Esse reconhecimento foi tão relevante para a classe contábil que passou a ser considerado o Dia do Contabilista desde então, homenagem aos seus profissionais. O senador foi considerado o patrono da contabilidade brasileira. Essa definição de Dia do Contabilista teve seu nome alterado em 2012 pelo Conselho Federal de Contabilidade para Dia da Contabilidade. 

Porém apesar da manifestação pública do político, a regulamentação da profissão só aconteceu em 1931 através do Decreto nº 20.158/1931. 

Já a data de 22 de setembro, marcou o início do curso de Ciências Contábeis no Brasil no ano de 1945, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ficando assim conhecido como o Dia do Bacharel em Ciências Contábeis. O curso foi regulamentado por um Decreto-Lei nº 7.988 de 22 de setembro de 1945, por Getúlio Vargas. 

Esse foi o primeiro curso superior para formação em Ciências Contábeis no Brasil, sendo que até então, somente existiam cursos técnicos.  

Assim, é possível compreender que a definição de Contador, se dá ao profissional que estuda profundamente a Ciência da Contabilidade, enquanto Contabilista seria o profissional que atua com a contabilidade de forma geral. Mas levando em consideração que a própria legislação contábil limita profissionais que não têm uma formação em contabilidade atuar com a matéria, então não faz sentido manter a comemoração somente como dia do Contabilista, ampliando então a definição para Dia da Contabilidade. 

Importante frisar que independentemente dos nomes atribuídos as datas comemorativas a profissão, o profissional de contabilidade tem papel tão fundamental na sociedade atuando como inteligência estratégica dentro das organizações, possibilitando crescimento tanto das empresas como da economia de forma geral por ser o intermediador que possui esse conhecimento sistêmico de negócios, economia, globalização, mercados, publicidade, competências emocionais e paixão ao que se faz, e deve sim ser muito comemorado, tanto no dia 25 de abril, 22 de setembro, ou em tantos outros dias que não foge a luta dos desafios atribuídos a classe desses profissionais. 

Priscila Maluzza Pissinato – Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Gestão Fiscal e Tributária, Pós em Planejamento e Gestão Avançada de Tributos da UniPaulistana 
_________________________
Por Priscila Maluzza Pissinato


Notícias Relacionadas »
Comentários »