MENU

20/09/2022 às 12h07min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h01min

Convivência harmônica entre defensivos agrícolas e criação de abelhas é tema em curso gratuito

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

A boa convivência da agricultura e dos defensivos agrícolas com a apicultura e a meliponicultura é possível e, mais do que isso, necessária para garantir o potencial da produção de alimentos e das abelhas. O tema é pauta do primeiro módulo do treinamento gratuito disponibilizado pelo Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), na plataforma www.sindiveg.org.br/cursos

"Em muitas culturas agrícolas só há produção economicamente viável quando há a presença de agentes polinizadores. Por meio dessa ação educativa, a indústria busca maximizar a proteção das abelhas, incentivando o diálogo entre os produtores. Para auxiliar nesse desafio, o curso do Colmeia Viva foi preparado com informações de qualidade e apoio de renomados especialistas", informa o agrônomo Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindiveg. 

O primeiro módulo do treinamento, que já conta com sete ciclos de aprendizado, aborda a proteção racional dos cultivos, explica o serviço de polinização realizado pelas abelhas e trata do respeito à agricultura, com a proteção das abelhas e do meio ambiente. O material inclui a publicação "Manual de boas práticas", que pode ser baixado gratuitamente pelo aluno. A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila e certificado ao fim de cada etapa. 

"O Sindiveg tem sido pioneiro na disseminação de informações e na formação de produtores rurais de todo o país. Por meio de mais esse treinamento, que já conta com mais de 3 mil inscritos, queremos não apenas conscientizar, mas contribuir para a segurança alimentar do país", salienta a bióloga Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg. 

Sobre o Sindiveg       

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.   


Notícias Relacionadas »
Comentários »