MENU

04/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 04/11/2020 às 00h00min

PF faz operação contra corrupção eleitoral

Cerca de 21 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão

Com informações da PRF
Os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, com pena que pode chegar a 4 anos de reclusão, além de multa - Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira 3, a Operação Lei Mária, com o objetivo de apurar o crime de corrupção eleitoral, supostamente praticado por um vereador do município de São José de Ribamar.

Segundo a PF, o vereador contavacom apoio de um cabo eleitoral, que retinha os títulos eleitorais de pretensos eleitores, com a promessa do pagamento da quantia de R$ 50,00 em troca do voto nas eleições municipais de 2020. O nome do vereador não foi informado.

Cerca de 21 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão no município, tendo as ordens judiciais sido expedidas pela 47ª Zona Eleitoral.

Os materiais apreendidos serão analisados e, se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, com pena que pode chegar a 4 anos de reclusão, além de multa.

A Lei Mária, nome dado à operação, faz referência à lei proposta por Mário em 120 a.C., que criou as famosas passagens ou pontes pelas quais só um eleitor passava (pons suffragiorum), a fim de impedir que cabos eleitorais propusessem qualquer vantagem ao eleitor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »