MENU

13/09/2022 às 09h35min - Atualizada em 13/09/2022 às 09h35min

QUEIMADURA: o que fazer e o que não fazer?

O Dr. Andre Paggiaro dá mais detalhes sobre o que fazer quando você tem uma queimadura

Andre Paggiaro - Canal Doutor Ajuda
Brasil 61

Você já se queimou e não soube quais cuidados tomar? Estava com uma bolha e não sabia o que fazer? O Dr. Andre Paggiaro dá mais detalhes sobre o que fazer quando você tem uma queimadura.

O que fazer logo depois que você se queimou? São 3 pontos principais: 

  1. Deve-se o mais rapidamente possível resfriar o local da queimadura com água corrente gelada por 20 minutos. Nem todos sabem, mas se você queima a mão na panela quente, mesmo você retirando o dedo do contato com a panela, a sua pele continua queimando. Apenas o resfriamento interrompe o processo de queimadura. Mas, isso não deve ser feito com gelo pelo risco de causar queimadura pelo frio.
  2. Remover roupas, joias, piercings e próteses da área queimada, antes que ela inche
  3. Cubra a lesão com um tecido limpo. 

E quando você deve procurar um pronto socorro?

Em situações de queimaduras maiores, é aconselhável procurar por atendimento médico. A maior parte dos pacientes será tratada de maneira ambulatorial, voltando regulamente para trocas de curativos. Queimaduras em áreas consideradas nobres (mãos, pés, face, genitais, articulação), lesões em uma grande área do corpo, lesões de terceiro grau, queimaduras causadas por eletricidade ou químicas indicam a necessidade de internação em centros especializados para o tratamento de queimados. 

E se tiver bolhas o que fazer? O que são essas bolhas?

Uma bolha é uma bolsa de líquidos formada abaixo de uma pele que foi queimada. Ainda existem dúvidas quanto ao tratamento ideal. Existem duas alternativas corretas: se ela estiver íntegra, podemos mantê-la intacta até que se rompam espontaneamente e a partir de então, limpamos os restos de pele morta. Ou, pode-se optar por rompê-la com uma tesoura ou lâmina, logo no começo do tratamento para evitar o risco de infecção.  Nesse tipo de situação vale a pena consultar um profissional de saúde. 

Além disso, existem muitos mitos sobre substâncias milagrosas que teoricamente ajudariam na cicatrização. Entretanto, elas podem prejudicar a ferida e piorar a gravidade da lesão. Nunca aplicar substâncias como: pasta de dente, pó de café, extrato de tomate, iogurte, clara de ovo crua ou gelo.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »