MENU

06/09/2022 às 16h36min - Atualizada em 07/09/2022 às 00h01min

  Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino retorna à cidade de Paulistas com atividades artísticas e culturais

As atrações serão realizadas em diversas escolas públicas da cidade, a partir desta quinta-feira (8/09)

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

 

O Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino está de volta a Paulistas, cidade do interior de Minas, para promover o conhecimento e a cultura por meio da literatura, de forma lúdica e interativa. A partir desta quinta-feira, 8 de setembro, a equipe do Instituto Fernando Sabino vai realizar uma série de ações nas escolas públicas da cidade. Bernardo Sabino, presidente do Instituto e filho do renomado escritor mineiro, estará presente para conhecer o desenvolvimento do projeto nas escolas participantes, durante o primeiro semestre deste ano. 

Na primeira etapa, iniciada em fevereiro, foi realizado um workshop para apresentar a iniciativa aos educadores e agentes culturais da cidade. “Estou muito feliz em retornar à Paulistas. Principalmente nesta etapa tão importante, que é o contato com os alunos, na qual veremos os frutos que o projeto já trouxe para as suas formações”, relata Bernardo Sabino. 

A secretária de educação de Paulistas, Jucelles Dumont, destaca que o “Encontro Marcado é de grande importância pois incentiva a leitura, escrita, a arte, traz o conhecimento e promove o desenvolvimento da cultura no ambiente educacional”.

Patrocinado pela empresa Cenibra, o Encontro Marcado é realizado pelo Instituto Ondular em parceria com o Instituto Fernando Sabino, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e tem o apoio cultural e educativo da Prefeitura de Paulistas.

Segundo Eleonora Valadares, analista de comunicação da Cenibra , o  Projeto Encontro Marcado é uma forma de incentivar a leitura e a cultura nos municípios. “Estamos em parceria com Bernardo Sabino desde 2018, atuamos em alguns municípios das regionais da Cenibra com o projeto e descobrimos diversos talentos. A Cenibra está muito feliz em levar o Encontro Marcado para a cidade e que os participantes possam, como  professores, educadores, como comunidade, absorver e serem multiplicadores da educação e cultura”, enfatiza. 

A programação criada pelo Instituto Fernando Sabino vai de 8 a 10 de setembro, com atrações artísticas e culturais, além de mostra de cinema. O Encontro Marcado também traz para as escolas o Grupo Fragmentos, que apresentará a esquete teatral “O menino Sabino”. A peça traz de forma dinâmica e lúdica uma contação de histórias sobre Fernando Sabino, aos olhos de alguns dos personagens dele. O enredo também permeia por sua biografia e  traz fragmentos de algumas de suas maiores obras. 

Confira a programação completa: 

Dia 8/09

Local - Escolas Estadual Padre João Clarimundo

 

Manhã
Horário - 8h às 9h
Turmas - 9º ao 3º ano

Sessão de Cinema
Pintura de muro
Bate-papo com Bernardo Sabino

Tarde
Horário - 12h30 às 16h
Turmas - 6º ao 8º ano

Sessão de Cinema
Pintura
Bate papo com Bernardo Sabino

Dia 9/09

Local - Escola Municipal Dona Otília Vitalina de Queiroz e Escola Municipal José Pimenta da Silva 

Manhã
Horário - 8h às 9h
Turmas: 5º ao 9º ano

Sessão de Cinema-Curta Galinha ao Molho Pardo
Pintura de muro
Grupo de Teatro Fragmentos
Bate-papo com Bernardo Sabino

Tarde
Local - Escola Municipal Dona Otília Vitalina

 

Horário - 12h30 às 16h
Turmas - 1º ao 4º ano

Sessão de Cinema Curta Galinha ao Molho Pardo
Grupo de teatro Fragmentos
Oficina de pintura em argila

10/09

Local - Pré-Escolar Municipal Araci Soares Ribeiro
Escola Municipal José Wilson Sampaio
Escola Municipal José Pimenta Da Silva

Manhã
Horário - 8h às 9h
Turmas: 1º ao 5º ano

Curta Galinha ao Molho Pardo
Grupo de Teatro Fragmentos
Oficina de pintura em argila


Notícias Relacionadas »
Comentários »