MENU

05/09/2022 às 19h51min - Atualizada em 05/09/2022 às 19h51min

Fé e emoção marcam apresentação do manto de Nossa Senhora na abertura do Círio de Montes Altos

Cirio de Nazaré de Montes Altos tem tenda de orações de terço gigante

João Rodrigues
Fotos: Mauricio Martins
 
MONTES ALTOS – A apresentação do novo manto com suas insígnias, e a consagração a Nossa Senhora de Nazaré foram o ponto alto da celebração da Missa de abertura do II Círio de Montes Altos, na noite do último domingo (4). A programação seguirá até o dia 11, quando ocorrerá procissão e missa de encerramento que será recelebrada por dom Francisco Lima, bispo diocesano.
Centenas de fies lotaram a igreja matriz durante a celebração da Missa pelo padre Luzimar Moura. Eles participaram ativamente da Missa e muitos não esconderam a emoção durante a solenidade de apresentação do novo manto com uma produção especialmente pensada para aquela ocasião.

Um casal da comunidade teve o privilégio de entrar pela porta principal levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao altar, passando por um corredor de crianças vestidas de anjos, cada um com uma pequena cesta que jogavam flores sobre a imagem. Para ressaltar a importância do momento, as luzes foram apagadas e era a que seguia a imagem que clareava o caminho até o altar.

Durante a apresentação da imagem pelo padre no altar, as crianças vestidas de anjo fizeram reverência. Depois foi a vez o coordenador do Círio, Mauricio Martins, ler um histórico sobre o manto.

Padre Luzimar convidou o prefeito e o vice-prefeito com suas respectivas esposas para dar uma benção especial a eles extensiva a toda a cidade de Montes Altos. O encerramento foi com a consagração a Nossa Senhora, momento em que as crianças que estavam vestidas de anjo ficaram de joelhos em frente a imagem em oração.

Uma das novidades deste ano do Cirio foi a criação de uma tenda armada na praça, em frente a igreja com uma réplica menor de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré para a visitação e orações dos fiéis.

A tenda foi confeccionada em um pano branco transparente em forma de oca e com luzes de várias cores. Na abertura, as crianças trajando roupa de anjo ficaram em fila formando um corredor até a imagem. Outro símbolo que chamou bastante a atenção foi um grande terço gigante colocado em duas peças de madeira fincadas na praça.

“A intenção da tenda era ter um lugar em que Nossa Senhora de Nazaré tivesse presente e as pessoas pudessem vir visitá-la e fazer suas orações", explicou”, a coordenadora da tenda, Kesia Fialho.

Moradora do município e devota, dona Neura Sousa Ribeiro disse que gostou muito da abertura do Cirio.

“Gostei de tudo, foi muito bonito, toda coisa me chamou a atenção. Vim ano passado e vou continuar vindo toda a noite”, disse a devota.

“Hoje foi a missa do manto. Nossa Senhora foi investida com a nova vestimenta que traz as características do povo de Montes Altos que tem a Torre de Pisa, a capela do Padre Pio e a Igreja matriz e nas costas tem os raios que simbolizam as bençãos de Deus derramadas sobre nosso povo”, ressaltou o padre Luzimar Moura.

A programação segue até dia 11 com novenas e missas todas as noites por um padre convidado. O padre desta terça-feira(6), será o padre Edmar com o Ministério de música São João e São Francisco.

No dia 10 a celebração ficará por conta do padre Giovane Incampo (Belém), na Missa do Translado. O encerramento será com uma procissão e missa campal que será celebrada por dom Francisco.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »