MENU

29/08/2022 às 11h52min - Atualizada em 05/09/2022 às 00h01min

Pequeno Manual de Estilística do Português, do Best Seller e professor Antônio Suárez Abreu, é o livro de estreia da editora Laboratório de Redação

Obra, que ensina de maneira simples e direta os caminhos para redigir um texto encantador e sedutor, será lançado dia 05 de setembro, em evento na Livraria Cultura

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Dominar a arte da escrita – sobretudo nos tempos atuais, cada vez mais digitais – pode ser um diferencial para as pessoas, independentemente da sua área de atuação. O estilo do texto pode determinar entre ser lido ou não. Entre ser compreendido e ser conquistado, entre ser apreciado e ser seguido.

Foi partindo basicamente dessas premissas que o autor best seller, professor titular da UNESP e professor associado da USP Antônio Suárez Abreu escreveu o Pequeno Manual de Estilística do Português: o poder de encantar, seduzir e persuadir. O livro marca a estreia no mercado editorial do Laboratório de Redação – Adriano Chan, espaço referência em redação para vestibulares.

O lançamento da obra nos formatos físico e digital ocorrerá em evento especial, com a presença do autor, no dia 05 de setembro, segunda-feira a partir das 19h na Livraria Cultura (Avenida Paulista, nº 2073).

Dois Hemisférios – Ao longo de suas 120 páginas, divididas em 7 capítulos, o “Pequeno Manual de Estilística do Português” aborda conceitos inovadores para o desenvolvimento de uma boa escrita mostrando, por exemplo, como muitas das linguagens se construíram ao longo dos séculos por meio de imagens, dos cinco sentidos e até mesmo do nosso próprio corpo.

Para isso, o autor tomou como base recentes pesquisas a respeito de como funciona o nosso cérebro, em seus dois hemisférios - o direito, com seu poder de processar som e imagem e o esquerdo, com a habilidade de articular a linguagem.

“Escrever com estilo é a habilidade de harmonizar esses dois hemisférios, respeitando e expandindo a capacidade de cada um deles. O resultado, como diz o título do livro, é entregar a quem escreve o poder não apenas de informar seu leitor, mas de encantá-lo e seduzi-lo”, ressalta o autor.

Desta maneira, o “Pequeno Manual de Estilística do Português” é útil não apenas àqueles que desejam entender melhor a literatura e a arte de convencer e persuadir, mas também a todos aqueles que pretendem produzir qualquer tipo de texto, inclusive os científicos, com maior legibilidade e motivação para a leitura.

Cinco Sentidos – Uma das características marcantes que seduz os leitores do “Pequeno Manual de Estilística do Português” são as curiosidades que o autor traz sobre a construção da linguagem como conhecemos hoje. “Neste livro, trabalho numa linha diferente, explorando mais imagens visuais e auditivas, demonstrando como a linguagem é multimodal”, explica Antônio Suárez Abreu.

Ou seja, como a linguagem foi sendo criada a partir dos cinco sentidos, muito presentes em metáforas de uso cotidiano como, por exemplo, dizer que um produto caro “está com o preço salgado” (paladar) ou um problema é “uma batata quente” (tato). Ao mesmo tempo, o calor de um abraço remete ao afeto, enquanto a distância é associada ao frio.

Além disso, o ritmo também é fundamental para a fácil compreensão de um texto. Como exemplo, o autor relembra ditados populares rimados, como “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Antônio Suárez Abreu também destaca a origem da medição numérica decimal, baseada nos 10 dedos das mãos e o surgimento da contagem de horas em escalas de 12, que tem como referência a quantidade de falanges nos dedos.

“Quando escrevemos, além de procurar passar uma mensagem a quem nos lê, de maneira clara, coesa e concisa, queremos também acrescentar beleza, uma espécie de design ao nosso texto. O nome disso é estilo”, finaliza o professor.

Antônio Suárez Abreu - É professor titular da UNESP e professor associado da USP. Possui mestrado, doutorado e livre-docência pela USP e pós-doutorado pela UNICAMP. Sua área de pesquisa é cognição e linguagem. Lidera um grupo de pesquisa em linguística cognitiva (GEPELIC), cadastrado no CNPq. Trabalha, atualmente, na Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas.

Publicou também, pela Ática, o livro Curso de Redação; pela Melhoramentos, Texto e Gramática; pela Ateliê, A Arte de Argumentar, O Design da Escrita, Linguística Cognitiva, Gramática Mínima para Domínio da Língua Padrão e Gramática Integral da Língua Portuguesa; pela Giostri, Criatividade, uma visão cognitiva e cultural para o século 21 e Lições de Letramento. É membro da Academia Campinense de Letras e da Academia Internacional de Cultura, com sede em Brasília.

Editora Laboratório de Redação – A editora nasce com o propósito de divulgar materiais que otimizem o desempenho de leitura e de redação para vestibulares e concursos. Vinculada ao Laboratório de Redação, cujo desempenho em vestibulares de alta demanda é grande, a editora pretende fornecer materiais de apoio para professores, escolas e estudantes.

PEQUENO MANUAL DE ESTILÍSTICA DO PORTUGUÊS

FICHA TÉCNICA
Título: Pequeno Manual de Estilística do Português
Subtítulo: O poder de encantar, seduzir e persuadir
Autor: Antônio Suárez Abreu
Número de Páginas: 120
Editora: Laboratório de Redação
Formato: A5
Preço: R$ 60,00

EVENTO DE LANÇAMENTO
Dia: 05 de setembro, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura
Endereço: Avenida Paulista, nº 2073
Notícias Relacionadas »
Comentários »