MENU

29/08/2022 às 10h16min - Atualizada em 05/09/2022 às 00h01min

Soluções inovadoras para a capacitação digital no agro são temas do desafio do movimento HackatAgro, na Expointer

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

O HackatAgro, movimento que valoriza a digitalização do agronegócio brasileiro, realiza durante a 45ª Expointer mais uma maratona que premiará a melhor solução inovadora e digital para facilitar a disseminação de tecnologias e conhecimento para produtores rurais e suas equipes. O hackathon acontece em 27 e 28 de setembro, em formato digital, com amplitude nacional. 

"Neste segundo desafio do ano, queremos que os participantes nos apresentem propostas que contribuam para aumentar a eficiência do agro por meio da capacitação digital. Afinal, um dos grandes desafios do setor está relacionado à preparação adequada para a utilização de novas tecnologias", afirma Donário Lopes de Almeida, idealizador do HackatAgro. 

De acordo com Almeida, os avanços nesse campo têm sido rápidos e robustos em termos de novas ferramentas, equipamentos e formas de produzir. "Apesar disso, a aplicação destas tecnologias muitas vezes demora a ser implementada no campo, pois os produtores não conseguem capacitar e instruir suas equipes no seu uso." 

O hackathon é destinado principalmente a estudantes, empreendedores e startups. Durante o desafio, os participantes terão à disposição mentores para auxiliar nos debates e na elaboração dos projetos para apresentação. O resultado será divulgado no dia 1º de setembro, na Expointer, que acontecerá de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em esteio (RS). 

Sobre o HackatAgro 

Desde o seu surgimento, em 2019, o HacktAgro contou com a parceria de importantes empresas, como Banrisul, Claro, Yara, New Holland, Kepler Weber e Amaggi e várias entidades envolvidas no ecossistema da inovação. Em 2022, já foi realizado hackathon sobre manejo sustentável do solo, o Desafio Banrisul, que atraiu 270 empreendedores – número recorde. 

"O HackatAgro é muito mais que um hackathon. É geração de informação e de conteúdo inovador", salienta Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, agência que realiza o HackatAgro. Para a edição da Expointer, já temos 240 pessoas inscritas, o que é motivo de orgulho, tendo em vista a importância de projetos e soluções inovadores para o avanço do agronegócio brasileiro", complementa. 

Para mais informações, acesse: www.hackatagro.com.   


Notícias Relacionadas »
Comentários »