MENU

04/09/2022 às 17h18min - Atualizada em 04/09/2022 às 17h18min

Prefeitura participa dos últimos preparativos para receber o Rally dos Sertões

Caravana Sertões contará com 2 mil participantes em Imperatriz

Kalyne Cunha
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Aberto ao público, evento será realizado dia 8 de setembro, a partir das 8h, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva. (Foto: Patrícia Araújo)

  
Reunião que discute últimos preparativos para a passagem do Rally dos Sertões na cidade, foi realizada no auditório Juca Machado, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, nesta sexta-feira (02), com a presença de representantes da Prefeitura de Imperatriz. Na pauta foram abordadas questões sobre a logística do evento, infraestrutura, segurança, alimentação, atrações artísticas e culturais, sinalização, tráfego de veículos e pessoas, destinação de resíduo sólidos, dentre outros.

Para garantir a segurança do local será montado Posto Base da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) que estará na chegada e permanecerá até a saída da equipe do hally. O Corpo de Bombeiros, com a Polícia Militar (PM), também estará garantindo a ordem do evento. O comandante da GMI, Josenildo Ferreira, enfatiza que “equipes estarão disponíveis com viatura, para dar condições de segurança para as pessoas que participam do evento e também para as que estão visitando o local. Haverá ainda uma equipe permanente na Vila Sertões".

Acesso

O trânsito de carros, motos e pedestres será realizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) que garantirá a segurança e fluidez, como pontua o coordenador de trânsito, Hodislan Maciel. “Estamos montando um programa de excelência para garantir a chegada de veículos e também a saída tanto dos participantes quanto para os visitantes de um evento conhecido mundialmente, como o Rally dos Sertões”.

Representando a cultura do nosso estado, o diretor-executivo do Conservatório de Música de Imperatriz, Charles Oliveira, relatou que aproveitará a diversidade regional que estará reunida em um único local para apresentar o Bumba meu Boi. Diretor explicou que a Fundação Cultural participará com toda a estrutura de palco, som, iluminação, atrações culturais voltadas para o São João. Sobre as apresentações artísticas haverá DJ, banda de rock e Forró Pé de Serra.

A limpeza e infraestrutura do local será disponibilizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e pela Secretaria de Limpeza Pública (SLP). De acordo com o secretário da Sinfra, Fábio Hernandes, “a Prefeitura, por determinação do Prefeito Assis Ramos, estará presente com força total, dando acolhida a mais de 2 mil pessoas que estarão presentes no dia do evento”.

Valorização 

O artesanato local será evidenciado na Feira, por meio da parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Artesãos de Imperatriz (Assari), como relata o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Wilson Filho. “Estamos participando diretamente na parte da logística, com a montagem das tendas, na parte da alimentação e no espaço cultural com barracas padronizadas para a Feira Cidadã de Artesanato que será realizada no evento”.

A presidência da Assari, desde o primeiro momento da divulgação da passagem do Rally dos Sertões pela cidade, foi comunicada para participar por meio da Sedec.“Conversaram comigo, já há algum tempo, e nos ofereceram essa rica oportunidade, que é termos uma área para o artesanato. Só felicidade e gratidão da nossa associação está lá dentro. Porque o artesanato Imperatriz hoje ele já não é reconhecido só ao nível de Imperatriz, mas nacionalmente”, descreve a presidente da associação, Simone Fonseca.

Irão participar 24 artesões que trabalham com produção específica para o Rally dos Sertões, desde o mês de julho, que retratam elementos da natureza da nossa região. “Os artesões têm um grande potencial e as pessoas que optarem em levar nossos produtos, vão ter retratado referências de Imperatriz, do que encontramos em abundância na natureza e o artesanato com couro com tudo que envolve a nossa cidade. Terão peças maravilhosas feito por nossos artesões, para encantar quem for participar dessa feira”, conclui a artesã.

O produtor do Rally dos Sertões, Rodrigo Palladinno, conta que sua chegada na cidade aconteceu nesta quinta-feira, 1 de setembro e já aguarda ansioso a chegada do Rally. “Está vindo uma caravana de 2 mil pessoas e a presença de vocês será muito bem-vinda. Só temos a agradecer”.

Meio Ambiente 

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Rosa Arruda, explana como será atuação na parte ambiental.  “A secretaria participará na parte ambiental com a destinação correta de resíduo sólidos, distribuição de coletores e posteriormente, com a destinação desse resíduo reciclável para a associação de catadores”.

Turismo 

Para garantir a passagem do Rally dos Sertões pela cidade, a Superintendência Municipal de Turismo (SUTUR) teve que cumprir com todas as determinações para permanência do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. De acordo com o Superintendente de Turismo Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnnee, as expedições serão acompanhadas. “Estaremos acompanhando as expedições, que é o turismo dentro do Rally dos Sertões. Para nossa região vão ser 3 expedições e vão percorrer o mesmo caminho dos Sertões com um diferencial, eles vão experimentar o que de melhor a região e a Cidade da Criança têm para oferecer, com uma vida noturna, os atrativos naturais, etc”.

Participam diretamente da 30º versão do Rally dos Sertões as secretarias de Comunicação (Ascom), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Semed), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (Setran), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), e da Fundação Cultural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »