MENU

04/09/2022 às 17h00min - Atualizada em 04/09/2022 às 17h00min

SAS Brasil já realizou sete mil atendimentos na rota do Sertões BRB

Projeto cruza o país junto com o Sertões levando medicina de qualidade para cinco cidades diferentes, zerando filas do SUS e transformando olhares

Da Assessoria
Comunicação Sertões
Recepção em Presidente Prudente emocionou organização e competidores (Foto: Victor Meirelles)

  
O Sertões acelera cruzando o Brasil e o SAS Brasil vai junto zerando filas do SUS por onde passa. A meta e realizar 16 mil atendimentos em cinco cidades do roteiro. Após passar por três cidades, a SAS Brasil chegou à marca de sete mil atendimentos realizados para 1,2 mil pessoas em sete especialidades diferentes.  Na área da saúde infantil estão sendo disponibilizados atendimentos em endocrinologia, oftalmologia, odontologia e nutrição. Para os adultos foram agendadas consultas nas áreas de cardiologia, ginecologia e dermatologia. Os voluntários também estão realizando atendimentos na área de saúde mental.  

O projeto esteve em Foz do Iguaçu nos dias 24 e 25 de agosto e realizou atendimentos junto à Vila Sertões. Em Presidente Prudente as ações aconteceram durante os dias 27 e 28 junto ao Centro Cultural Matarazzo, onde o trabalho da SAS zerou a fila do SUS na especialidade de endocrinologia pediátrica. No dia 30/8, foi a vez de Campo Grande receber a caravana.

Em Foz do Iguaçu mais de 130 crianças foram atendidas, mas o que mais chamou a atenção dos voluntários foi a quantidade de crianças que tiveram os olhares transformados. Apenas no segundo dia de atendimentos, mais de 60% das crianças que passaram pela oftalmologia tiveram óculos prescritos, um dado acima da média para o projeto. Após a prescrição, as crianças escolheram as armações dos óculos que serão confeccionados de acordo com o grau de cada um e enviados gratuitamente para as suas escolas. O prazo de espera para receber os óculos novo varia de 30 a 60 dias.

Em Presidente Prudente, enquanto os competidores eram recepcionados com uma grande festa no Parque do Povo, mais de 800 pessoas eram atendidas no Centro Cultural Matarazzo. Na ocasião, a SAS Brasil contou com o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que participou da ação com estudantes que auxiliaram nos atendimentos.

Entrando na região Centro-Oeste o SAS Brasil realizou atendimentos em Campo Grande exclusivamente para uma comunidade de indígenas. Os voluntários levaram saúde de qualidade para a Aldeia Água Bonita, onde foram realizadas consultas nas especialidades de oftalmologia, odontologia, pediatria, saúde mental, endocrinologia, dermatologia e ginecologia atendendo cerca de 200 indígenas.

Entre os voluntários presentes no projeto uma médica oftalmologista realizou um sonho de poder fazer parte do Sertões, competição que o pai participa há 22 anos. Stéphanny Christine Murta Alves sempre ouviu as histórias do pai, Messias Alves, que começou como voluntário e atualmente é diretor técnico adjunto da Equipe Bravo. Foi então que chegou a vez de Stéphanny, que após concluir sua residência em medicina, finalmente teve a oportunidade de participar do projeto “Ver Magia” da SAS Brasil e ajudar a transformar vidas de crianças que agora podem ver o mundo de outra maneira, um mundo mais colorido.

No total, a 10ª Expedição da SAS Brasil no Sertões reúne 200 voluntários. A expectativa do projeto em 2022 é realizar 16 mil atendimentos. Na 30ª edição do Sertões e maior rally do mundo a caravana ainda realiza atendimentos em Barra do Garças (MT) e Salinópolis (PA).

O que eles disseram:

Stéphanny Christine Murta Alves, médica oftalmologista  

“Me inscrevi porque imaginei que era uma oportunidade de ir e contar a minha própria história. Fui para Foz do Iguaçu e Presidente Prudente e agora tenho que voltar, mas já deu para fazer história. O projeto, para mim como oftalmologista, é muito lindo e gratificante. O que me surpreendeu mais foi o carinho com a gente. Às vezes as crianças mais tímidas vinham nos abraçar felizes porque agora elas estão enxergando.”

Izabelli dos Santos Lucena, paciente de 14 anos atendida em Presidente Prudente

“Eu estava buscando atendimento há três anos, minha visão embaçava bastante e vinha com dores de cabeça há mais de um ano. Tenho dificuldade para ver de longe, então às vezes ficava difícil para estudar. Minha família é do interior, conseguimos essa oportunidade e viajamos quase duas horas para chegar aqui.”

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 30 anos:

Instagram: @sertoes
Youtube.com/sertoesoficial
Twitter.com/sertoesoficial

Comunicação Sertões BRB 30 anos

Meg Cotrim - 11.99182 8180
Rodrigo Gini - 31.99616 4179
Daniel Betting - 11.97030 7755
Aline Ben da Costa - 51.98135 2231

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »