MENU

04/09/2022 às 16h50min - Atualizada em 04/09/2022 às 16h50min

Que comecem os jogos: atletas tocantinenses estão prontos para os Jogos da Juventude 2022

Cerimônia de abertura foi realizada na noite dessa sexta-feira, 2

Lenna Borges
Secom/TO
Dez atletas de cada estado da federação participaram do desfile representando os competidores dos estados e Distrito Federal - Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
  
Os Jogos da Juventude 2022 reúnem os melhores atletas da nova geração, de 15 a 17 anos, para duas semanas (de 2 a 17) de competições em Aracaju (SE). Foram inscritos 4.180 estudantes de todos os estados brasileiros. Do Tocantins, 136 atletas, de escolas públicas e privadas que foram classificados nas fases dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jet’s) realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 25 municípios tocantinenses disputarão os primeiros lugares em 12 das 16 modalidades: atletismo; badminton; natação; tênis de mesa; vôlei de praia; voleibol; futsal; handebol; basquete; judô; ginástica rítmica e ciclismo.  

A cerimônia de abertura foi realizada nesta sexta-feira, 2, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira com a presença dos atletas, dirigentes, técnicos, convidados e autoridades locais e nacionais. Para o desfile da abertura oficial dos jogos foram convidados dez atletas de cada Delegação. São competidores de mais de 3.900 cidades dos 26 estados e do Distrito Federal que vão competir a partir deste sábado, 3, na capital sergipana.

Para o chefe da Unidade Técnica de Desporto Escolar da Seduc e chefe da delegação tocantinense nos Jogos da Juventude 2022, Leonardo Bernardes, é gratificante estar de volta na maior competição esportiva do Brasil depois de um momento difícil, que foi a pandemia. "Me sinto muito feliz em retornar a esse evento com a delegação do nosso Estado, e, mais uma vez, realizando os sonhos dos nossos estudantes/atletas. Esse evento com certeza ficará marcado na vida dos nossos adolescentes, é um grande aprendizado para a vida de cada um deles. A experiência que esses estudantes irão adquirir nessa competição irá contribuir integralmente para a formação social de cada um, além de motivá-los a continuarem no esporte. Esse é o caminho para ser um campeão na vida!"

Leonardo Bernardes também agradeceu aos servidores e secretários da Seduc, por mais uma vez, proporcionar momentos importantes e inesquecíveis para a vida dos alunos tocantinenses.

Sonhos e oportunidades

Para alguns dos atletas tocantinenses, participar dos jogos da Juventude não é novidade, mas pode ser a última chance de se destacar e seguir uma carreira profissional, já que completam 17 anos. Já para outros, será a estreia, mas certamente todos estão sentindo uma explosão de sentimentos, emoções e ansiedade. Afinal, tudo pode acontecer, inclusive sair de Aracaju com uma boa colocação e com chances de, futuramente, ser um atleta profissional.

O sonho de todos é levar para casa uma medalha, homenagear quem sempre apostou na capacidade e no esforço pessoal, como a família, a escola, o Estado e os amigos.

A atleta Iara Vitória Souza Rodrigues, 16 anos, do Colégio João D'Abreu, de Dianópolis, vai competir no arremesso de peso e lançamento de disco e está agradecida pela oportunidade de competir em um evento nacional e com a chance de mudar de vida por meio do esporte. "Agradeço a todos que me ajudaram, meus professores e meus amigos, com esse apoio sei que eu posso ter muitas conquistas, e quem sabe, se Deus quiser, levar uma medalha para o nosso Tocantins".

O atleta Eduardo Rodrigues Araujo é do Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno de Gurupi, e vai competir na modalidade vôlei de praia. Está em sua segunda competição nacional e a ansiedade é o sentimento que define esse momento antes da prova. "Estou ansioso, mas também estou muito feliz em participar desta etapa e representar o meu estado nestes jogos, será difícil, mas não foi fácil chegar aqui, tive muita ajuda e quero fazer bonito para agradecer a todos pela oportunidade".

Saiba mais

Nos próximos dias chegam para os Jogos os atletas do segundo bloco, saindo de Palmas no dia 5, com três dirigentes e 40 atletas. Já o terceiro bloco dia 11, com três dirigentes e 44 atletas e por último, no dia 13, serão três dirigentes e 15 atletas que viajam para os jogos em Aracaju.
 
O evento é uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e 16 modalidades compõem os Jogos: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.

A transmissão dos Jogos da Juventude é feita pelo Canal Olímpico do Brasil. Assista clicando no link https://www.canalolimpicodobrasil.com.br.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »