MENU

01/09/2022 às 11h50min - Atualizada em 04/09/2022 às 00h01min

Agro Plus: maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil chega ao Rio Grande do Sul

Presente em nove estados tradicionalmente agrícolas, iniciativa no território gaúcho aumentará oportunidades econômicas e promoverá maior eficiência na produção

SALA DA NOTÍCIA Agro Plus
www.agroplusbrasil.com.br
Agro Plus
Auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, resíduos, construções rurais, saúde e segurança no trabalho, este é o objetivo do Agro Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do país.

Liderado nacionalmente pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), com a chegada ao Rio Grande do Sul, o Agro Plus passa a atuar em 10 estados brasileiros. As atividades em solo gaúcho serão coordenadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Durante o Seminário de lançamento do Agro Plus RS em Passo Fundo foram identificadas potenciais parcerias com o Senar RS, Embrapa, Emater RS, BSBIOS e Cotrijal.

A professora Dra. Nadia Canali Lângaro, responsável pelo projeto no RS, explica que o programa tem mais de 10 anos de atividades e que, agora, definitivamente na região Sul, traz toda a metodologia já testada e implementada em outros estados com tradição agropecuária. As primeiras propriedades que aderiram ao Agro Plus RS foram as dos produtores Camila Suzin, Carolina Artuzo e Guilherme Zanatta.

“Por meio de um check list completo com 230 indicadores, o Agro Plus vai até as propriedades rurais para diagnosticar a realidade de cada uma delas no intuito de aperfeiçoar a gestão como um todo, seja na parte ambiental, social e econômica. Do respeito ao meio ambiente, passando pelo cumprimento da legislação vigente, sustentabilidade social e controle financeiro, os resultados são inseridos em um relatório que apontará soluções, caminhos e orientações para melhorar a qualidade de vida nas propriedades e aumentar as oportunidades econômicas”, comenta a professora.

Inédito na região, o Agro Plus visa aproximar o produtor rural da academia, proporcionando a troca de experiências profissionais, desenvolvimento e melhorias de indicadores das propriedades rurais por meio de ações práticas e concretas.
O trabalho será desenvolvido por estudantes da UPF que, depois de capacitados e treinados, colocarão em prática a metodologia como coordenadores de campo do Agro Plus RS. “Os produtores sabem que existem leis que regulam as ações, mas elas estão distribuídas em normativas, portarias e ofícios que nem sempre são acessíveis, portanto, uma linguagem mais próxima se torna necessária para que os produtores compreendam o que precisa ser feito. Tudo isso será colocado em prática.”, complementa Nadia.

O Agro Plus é gratuito, prático, inclusivo, aplicável, e oferece capacitação a produtores rurais das mais variadas culturas por meio da distribuição de materiais didáticos específicos, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais, além de realizar dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento dos indicadores de desempenho. Atualmente o programa atende 5.200 propriedades rurais situadas agora em 10 estados (BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, RS e TO). Para mais informações acesse o site (clique aqui).

Notícias Relacionadas »
Comentários »