MENU

01/09/2022 às 12h21min - Atualizada em 04/09/2022 às 00h01min

Ubyfol anuncia expansão para o mercado de pastagem

Soluções contribuem para melhores resultados no desenvolvimento vegetativo de pastagens, proporcionando alimento nutricionalmente adequado para rebanhos

SALA DA NOTÍCIA Ubyfol
A Ubyfol, multinacional brasileira referência em nutrição vegetal, com mais de 35 anos de atuação no segmento, anuncia sua entrada no mercado de soluções para pastagem. Com todo seu conhecimento em nutrição de plantas, em conjunto com empresas de pesquisas parceiras, a companhia apresenta uma linha de produtos voltada para pastagens, oferecendo o mesmo cuidado técnico e inovação para maximizar a produção do rebanho bovino brasileiro.

Segundo dados da Embrapa, no Brasil cerca de 95% da carne bovina é produzida em regime de pastagem, cuja área total é de cerca de 167 milhões de hectares. Na alimentação do rebanho bovino, grandes avanços vêm ocorrendo a partir do melhoramento das pastagens existentes. Novas soluções, frutos de investimento em pesquisa científica, estão contribuindo para aumentar o desempenho animal, entre elas, as que apoiam o pecuarista a cultivar pastos de qualidade, garantindo melhores resultados no desenvolvimento vegetativo e, assim, proporcionando alimentos nutricionalmente adequados o ano todo.

Em estudo de campo realizado pela Ubyfol, na Fazenda Lageado, da Unesp de Botucatu, com a forrageira capim-mandaru [Urochloa brizantha (syn. Brachiaria brizantha) cv. Marandu], os resultados foram bastante satisfatórios. Foram definidos 8 grupos para o teste, sendo o primeiro para controle – sem uso de adubo e outros produtos – e os demais com quantias alternadas de adubo, nitrogênio líquido e soluções para balanço nutricional.  De acordo com o gráfico 1, que mostra a relação entre o intervalo entre os cortes e a altura das plantas, é possível verificar que, nos grupos onde foram aplicados N32 e Axis, soluções da Ubyfol, com adubo em diferentes dosagens, foi possível realizar o 1º corte em 28 dias e, no grupo sem a utilização desses produtos, foi necessário esperar 36 dias. Além disso, os grupos com N32, Axis e adubo alcançaram de 56 cm a 57 cm no momento do primeiro corte, diante dos 47 cm alcançados pelo grupo de controle.

Outro dado relevante que a pesquisa destaca é a produtividade de massa seca nas pastagens. Enquanto o grupo de controle produziu 2.637 quilos de massa seca por hectare, o grupo que recebeu N32 e adubo produziu 4.973 quilos por hectare e o grupo com Axis e adubo atingiu a excelente marca de 5.742 quilos por hectare.

Há ainda a relação entre o ganho de peso do rebanho e a produtividade alcançada pelo pecuarista. No gráfico 2, é possível observar a relação direta entre a qualidade nutricional do alimento e o ganho de peso e a produtividade da carcaça no rebanho. No grupo de controle, o rebanho ganhou 383 gramas por dia, apresentando produtividade de 1,8 arroba por hectare. Já nos grupos com aplicação de N32 mais adubo e Axis mais adubo, os resultados foram de 516 gramas e 4,5 arrobas por hectare e 504 gramas e 5 arrobas por hectare, respectivamente.

“Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa no perfil do pecuarista brasileiro. Ele passou a investir mais em novas tecnologias, em busca de melhores resultados e aumento de produtividade produzindo na mesma área. O mercado de pastagem está em franco crescimento e nossa expectativa com a entrada no segmento é oferecer ao pecuarista soluções eficientes para a nutrição de seus rebanhos”, destaca Marcelo Cardoso, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Ubyfol.

Soluções para toda a fase de pastejo
A empresa oferece amplo portfólio de soluções para aplicações foliares para todas as culturas agrícolas, via tratamento de sementes e para recobrimento de grânulos de fertilizantes. Os produtores poderão contar com soluções para todas as fases do pastejo, a fim de aumentar o potencial produtivo e a qualidade nutricional para o rebanho. No pré-pastejo, Disperse Ultra, adjuvante multifuncional de alta performance, ajuda o produtor a garantir o máximo aproveitamento do conteúdo pulverizado, contribuindo para melhor eficiência dos ativos. Além disso, possui ações de espalhante, redutor de deriva e de espuma, e tem moléculas exclusivas de origem orgânica e biodegradáveis, livre de nonil fenol.

Na fase intermediária, o produtor poderá contar com Kymom Plus, composto de aminoácidos essenciais ao desenvolvimento vegetal que agem diretamente no metabolismo da planta, poupando o gasto energético e auxiliando a produção de enzimas, proteínas e hormônios. A solução atua também na proteção ou na recuperação das plantas expostas à situação de estresse – como fitotoxidez, ataque severo de pragas e doenças ou condições climáticas adversas – e com N32, nitrogênio líquido concentrado que favorece a máxima absorção e assimilação do nitrogênio pela planta, proporcionando o crescimento da planta durante o período vegetativo.

Já no momento pós-pastejo, Axis proporciona o balanço nutricional para o melhor desenvolvimento vegetativo, além de auxiliar no processo de recuperação da planta por estresses ambientais e devolvê-la ao seu eixo de crescimento.

Sobre a Ubyfol

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »