MENU

02/09/2022 às 16h26min - Atualizada em 04/09/2022 às 00h01min

Wavin leva tecnologia de ponta para Saneamento no Estado do Paraná

Sanepar será a primeira empresa a contar com o serviço inovador Wavin de Gestão de Redes de Água para redução de perdas no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Priscila Gomes da Silva
https://www.wavin.com/pt-br/
Divulgação
A nova solução oferece monitoramento contínuo dos sistemas de abastecimento de água, permitindo um ganho de eficiência em 30%

São Paulo, de setembro de 2022 – A Wavin, detentora da marca Amanco Wavin, acaba de selar o primeiro negócio para seu inovador serviço Wavin de Gestão de Redes de Água (Wavin Water Network Management).  A primeira empresa brasileira a se beneficiar da tecnologia é a Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná.

A companhia, que conquistou o 1º lugar do Prêmio Valor Inovação Brasil 2022 na categoria Infraestrutura, vai melhorar ainda mais sua eficiência na gestão hídrica do município de São José dos Pinhais (PR). Com o auxílio da tecnologia especializada da Wavin, estima-se uma redução de 20% a 30% nas perdas de águas no sistema de distribuição da região.

“Criamos o Wavin Services com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas, com o objetivo de oferecer resultados positivos na gestão dos recursos hídricos. Com o serviço Wavin de Gestão Eficiente de Redes de Água, é possível alcançar uma redução de até 30% na perda de água das cidades”, revela Fabiana Castro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Wavin. Dados do Instituto Trata Brasil, que reúne as principais companhias do setor, mostram que do total de 6,5 bilhões de metros cúbicos de água distribuídos no País por ano, 40% se perdem devido aos vazamentos de tubulações.

O local eleito para desenvolvimento do projeto no município de São José dos Pinhais abrange 11 distritos de medição e controle, com aproximadamente mais de 37 mil ligações e uma população de cerca de 150 mil habitantes.

“O Serviço Wavin de Gestão Eficiente de Redes de Água proverá monitoramento, análise e diagnóstico contínuo do sistema de distribuição de água do município, por meio de relatórios gerenciais com o cruzamento de informações extraídas dos diversos sistemas da Sanepar, de modo a reunir todos os dados para melhorar a performance das redes de saneamento básico da companhia”, informa Fabiana.

Inteligência – A colaboração técnica gerará dados relevantes da experiência local, contribuindo para o mercado de saneamento. Serão realizados eventos, encontros e seminários, bem como publicações e artigos científicos, com o intuito de divulgar os resultados obtidos por meio da tecnologia de gestão de eventos para redução de perdas reais em sistemas de abastecimento de água.
A mensuração dos resultados será feita mediante apuração do índice de perdas inicial e evolução mensal até o fechamento do projeto, com análises de desempenho quantitativo e qualitativo do processo de implantação e uso do software de gerenciamento de eventos da Wavin, identificando as vantagens e potenciais benefícios operacionais.

A Wavin possui uma tecnologia de última geração, experimentada10 anos em 15 países, usada para captar as informações das companhias de saneamento básico e desenvolver uma análise com a indicação das ações prioritárias para a redução de perdas.  
O Serviço Wavin de Gestão de Redes de Água conta com uma sofisticada Central de Gerenciamento de Eventos (CGE), que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com uma equipe composta por profissionais especializados que lidam com tecnologia de última geração da desenvolvedora israelense TaKaDu, referência mundial em softwares de soluções de gerenciamento hídrico, com dezenas de experiências bem-sucedidas no planeta e parceira exclusiva da Wavin no atendimento ao mercado nacional.

A equipe tem experiência no monitoramento de vazamentos, rompimentos, controle de pressão de água, telemetria e funcionamento irregular de equipamentos de rede hidráulica.
“Com o sucesso do projeto em São José dos Pinhais, esperamos que esse serviço seja ampliado a outras cidades do Estado, de modo a promover a melhoria no fornecimento de água, reduzir as perdas de forma considerável e elevar ainda mais a eficiência da gestão hídrica do Paraná”, comenta a executiva.
Marco regulatório – Em sintonia com os princípios ESG, a marca está pronta para colaborar com os projetos que visam alcançar as metas do marco regulatório do saneamento de universalizar 90% da coleta e do tratamento de esgoto e 99% da água distribuída em todo o território brasileiro, preservando os recursos hídricos, reduzindo o patamar de perdas de águas até 2033.

A regulamentação acentua a preocupação com a vida útil das redes e a busca por serviços que reduzam o desperdício de água. O Serviço Wavin de Gestão de Redes de Água chega para promover um sistema de abastecimento de água mais eficiente, alinhado com o propósito de nossa companhia, de construir ambientes saudáveis e sustentáveis”, diz Sergio Costa, presidente da Wavin no Brasil.
“Com o Serviço Wavin de Gestão de Redes de Água será possível reduzir, de forma muito expressiva, o desperdício de recursos hídricos que acontece no percurso de distribuição até o consumidor final, além de estender a vida útil dos ativos”, finaliza Fabiana.

Sobre a Orbia
A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros (Vestolit e Alphagary), Construção e Infraestrutura (Wavin), Agricultura de Precisão (Netafim), Soluções de Conectividade (Dura-Line) e Soluções Fluoradas (Koura). Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando uma economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais na Cidade do México, Boston, Amsterdã e Tel Aviv. Para saber mais, visite: orbia

Construção e Infraestrutura (Wavin)
O negócio de Construção e Infraestrutura (Wavin) da Orbia é fornecedora de soluções inovadoras para o setor global de construção e infraestrutura. Apoiada por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, a empresa está enfrentando alguns dos desafios mais difíceis do mundo por ser pioneira na gestão de água e saneamento, tecnologias de controle climático interno e soluções de infraestrutura rural e urbana duráveis, adaptáveis e eficientes. A Wavin se concentra em criar mudanças positivas, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para os cidadãos globais e colaborando com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas preparadas para o futuro. A Wavin tem aproximadamente 12.000 funcionários em 65 locais de produção, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »