MENU

02/09/2022 às 16h45min - Atualizada em 04/09/2022 às 00h01min

Mais de 1200 estudantes uniram Inteligência Artificial aos conhecimentos de Robótica

Evento realizado pela VIAMAKER® Education, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), reuniu estudantes dos Ensinos Fundamental I, II e Médio.

SALA DA NOTÍCIA Ricardo Berlitz
https://festivalderobotica.com/
Divulgação/Berlitz Comunicação
O uso da Inteligência Artificial, para as mais variadas finalidades, é uma prática recorrente e cotidiana para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Apesar da fácil usabilidade, o que está por trás é a tecnologia. Aliar os conhecimentos tecnológicos à educação foi o grande desafio para meninas e meninos durante a 6ª edição do SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA, realizada no último fim de semana (27 e 28/8), no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), que reuniu mais de 1200 estudantes dos Ensinos Fundamental I, II e Médio. O evento foi coorganizado pela VIAMAKER® Education e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Nas coopetições (competição + cooperação), todos os estudantes, divididos em 112 equipes, sendo 56 do Fundamental I e 56 equipes do Fundamental II e Ensino Médio, tiveram como desafio colocar na prática a aplicação da Inteligência Artificial unida aos conhecimentos de Robótica – este ano, o https://festivalderobotica.com/ teve como temática central “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, para inserir parte da agenda mundial adotada pelas Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável voltado à educação e integrando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS – 4 Educação) às discussões que envolvem a Inteligência Artificial centrada no ser humano.

“Muito além de uma mera competição de robótica, o FESTIVAL incentiva os estudantes a aprender a pensar. Isso não é moda, não é algo passageiro, eles vão levar isso para toda a vida. Por isso, as metodologias ativas são ferramentas que possibilitam descobrir talentos dentro da escola, e como podem ser úteis para aplicar esse conhecimento e contribuir para a sociedade. É neste contexto que se inserem aspectos cognitivos, socioemocionais, trabalho em equipe, que é entregar algo de forma coletiva, uma das premissas da robótica”, enfatiza Marcos Pollo, Diretor Educacional da VIAMAKER® Education.

A expertise da VIAMAKER® Education no desenvolvimento de programas para o segmento educacional, utilizando conhecimentos maker, robótica, programação e STEAM, une o aprendizado em sala de aula às propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteiam os currículos dos sistemas e redes de ensino. 

“A proposta do FESTIVAL é promover a ciência e a tecnologia de forma divertida, mas com aprendizagem. As crianças, a partir dos 6 anos de idade, têm que programar robôs e executar tarefas, fazer projetos de pesquisa e, como parte das competições, há uma avaliação do quanto elas trouxeram de informação e o que aprenderam e mostraram sobre Inteligência Artificial, tema proposto este ano pensado para colocar em evidência o nosso programa de educação tecnológica ASTROMAKER®, para que enxerguem a realidade e como a tecnologia é usada de fato, que faça sentido para estes estudantes, dentro do que chamamos em educação de aprendizagem significativa”, explica Daniel Lorenti, CEO VIAMAKER®️ Education.

Ao adotar a temática “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, o SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA se alinha à educação do século XXI, permeada por variadas e abrangentes questões que devem oferecer aos estudantes as ferramentas para que possam lidar com demandas atuais e de um futuro cada vez mais próximo.

“O FESTIVAL superou todas as nossas expectativas, foi literalmente SUPER e sentimos a animação contagiante das pessoas durante os dois dias do evento”, conta William Correa, Head de Marketing da VIAMAKER® Education. “E foi um momento importante de aproximação com os colégios parceiros da VIAMAKER®, porque há dois anos não realizávamos um evento presencial e nós sabemos o quanto o FESTIVAL potencializa o aprendizado e faz os olhos dos estudantes brilharem”, conclui William que, ao lado de Marcos Pollo, foi também apresentador do FESTIVAL.

Depois de um hiato de dois anos em virtude da pandemia, a 6ª edição SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA foi um sucesso. Nos dois dias, o evento teve recorde de público entre participantes e visitantes.

“O Super Festival de Robótica mais uma vez foi um grande sucesso. Há dois anos, o evento não acontecia e, nesta retomada, novamente o Parque Tecnológico de Sorocaba foi escolhido para que aqui fosse organizado em parceria com a VIAMAKER®️ Education. Tivemos mais de 2500 pessoas no evento e tudo isso para atender crianças e adolescentes de diversas escolas e poder vislumbrar o quanto o projeto da VIAMAKER®️ Education é importante para a educação. É sempre muito gratificante também porque mostra o que temos de mais moderno, atual e tecnológico para a educação. Espero que, num futuro próximo, estes estudantes possam enveredar neste segmento de atuação, que será cada vez mais importante para o Brasil”, avaliou Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O colégio Simetria, de Guarulhos, venceu o Desafio ASTROMAKER® do Super Festival de Robótica, entre os estudantes do Ensino Fundamental I. Na disputa entre os estudantes dos anos finais (Fundamental II), o Colégio Portal, de Sorocaba, ficou em 1º lugar.

Como parte importante do FESTIVAL, a VIAMAKER® Education incentivou ações solidárias, como a doação de alimentos. Nesta edição, foram mais de 3,4 toneladas de alimentos arrecadados, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. O Colégio Tato, de Jundiaí, recebeu o “Prêmio Equipe Mais Solidária” nos dois dias do FESTIVAL, arrecadando 1318,2 Kg, no sábado, e 296,8 Kg, no domingo, totalizando mais de 1,6 tonelada de alimentos para doação.

Confira a seguir os vencedores do Super Festival de Robótica:

Ensino Fundamental I – Desafio ASTROMAKER® - Equipes:
1º Lugar - CS PLAY
2º Lugar - CEAS MAKER FUND 1
3º Lugar - VIDAS MAKER
4º Lugar - URSOPLAY
5º Lugar - BONVENUTO ONE

Ganhador na categoria “Integração”: WALL-G
Ganhador na categoria “Animação e Entusiasmo”: AVANTE OBEDE
Ganhador na categoria “Ideias Incríveis”: SHARKIRADOS JUNIOR
Ganhador na categoria “Compartilhar”: JANPEX JR
Ganhador na categoria “Trabalho em Equipe”: VIDEIRA TEAM
Ganhador na categoria “Maker”: ASTROGENIUS PARTICIPAÇÃO
Ganhador na categoria “Design”: TATO ROB
Ganhador na categoria “Equipe Mais Solidária”: TATO ROB
Ganhador na categoria “Internet”: TREE OF LIFE

Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Desafio ASTROMAKER® – Equipes:
1º Lugar - NEUROBÓTICOS II
2º Lugar - COEDUCAR TEAM
3º Lugar - DECEPTICONS
4º Lugar - EINSTEIN
5º Lugar - ACEI 2 ILHABELA
6º Lugar - TEAM SAFFIRA
7º Lugar - SKY TECH
8º Lugar – ASTROCULTURAL

Ganhador na categoria “Animação e Entusiasmo”: CCP PENHA I
Ganhador na categoria “Estrela Iniciante”: COEDUCAR TEAM
Ganhador na categoria “Integração”: G-3TO
Ganhador na categoria “Equipe Mais Solidária”: TATO ROBÓTICOS



VIAMAKER® Education: https://viamaker.com/

Parque Tecnológico de Sorocaba: https://parquetecsorocaba.com.br/

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »