MENU

01/09/2022 às 15h35min - Atualizada em 03/09/2022 às 00h00min

Manejo eficiente de parasitas é urgente para garantir bem-estar animal e sucesso da pecuária de corte

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

Os endectocidas têm se destacado como importantes aliados da produtividade e da lucratividade da pecuária brasileira. Afinal, os parasitas – como os vermes e os carrapatos – são responsáveis por prejuízos bilionários à atividade e também pelo comprometimento da saúde e do bem-estar animal nas propriedades. 

"O prejuízo dos parasitas à pecuária é estimado em R$ 12 bilhões por ano. Eles afetam diretamente a produtividade, pois fazem com que o animal perca até 40 quilos, além de prejudicar a qualidade do couro, restringindo seu valor", assinala Antônio Coutinho, gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal. 

Vermes e carrapatos, assim como moscas, bernes e outros parasitas internos e externos, se disseminam com maior facilidade no clima tropical brasileiro. Assim, sem o correto manejo sanitário, os criadores correm o risco de ter o rebanho menos produtivo. Com isso, a lucratividade e a sustentabilidade da atividade também diminuem, comprometendo o lucro. 

"A ciência comprova que dois ingredientes ativos se destacam no combate aos parasitas: ivermectina e fluarazon. Essa associação, que extermina os inimigos da pecuária, contribui para que o desenvolvimento do rebanho ocorra da forma esperada, evitando a queda de produtividade. Tudo isso de forma extremamente segura", diz Coutinho. 

As duas moléculas estão combinadas em Contratack® Injetável, endectocida desenvolvido pela Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. O medicamento é o único do mercado que utiliza ivermectina de longa duração associado a fluazuron, garantindo que o gado permaneça protegido e saudável – por dentro e por fora. 

Sobre a Vetoquinol   

Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br   

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »