MENU

01/09/2022 às 20h05min - Atualizada em 01/09/2022 às 20h05min

Escritor lança “Pelos Caminhos de Frei Manoel Procópio”

De autoria do acadêmico Domingos Cezar, livro e documentário serão lançados nesta sexta-feira no Teatro Ferreira Gullar

Da Assessoria
Acadêmico Domingos Cezar - Foto: Divulgação
 
Nesta sexta-feira, 2, o jornalista, ambientalista e escritor Domingos Cezar Ribeiro apresenta, no Teatro Ferreira Gullar, nos formatos de livro e vídeo, (documentário) o resultado da sua expedição “Pelos Caminhos de Frei Manoel Procópio”. 

Nos registros o escritor, membro da Academia Imperatrizense de Letras, conta a história da fundação de Imperatriz, ocorrida em 16 de julho de 1825 numa expedição comandada pela carmelita Manoel Procópio.

Ao longo dos anos, Domingos Cezar fez várias expedições pelo Rio Tocantins, todas para alertar sobre a situação ambiental desse rio, genuinamente brasileiro. Já a expedição que foi realizada pela ocasião do aniversário dos 170 anos da fundação, conforme o escritor, além da permanente preocupação ambiental, apresenta um caráter mais histórico. 

“Dessa vez também evocamos o aspecto religioso da expedição fundadora. Mais do que uma missão oficial não podemos desprezar a fé que moveu os expedicionários, oriundos do hoje Estado do Pará, a enfrentarem as corredeiras, cachoeiras e pedrarias do Rio Tocantins, e aportarem em terras maranhenses, onde foi fundada nossa cidade” comentou o acadêmico.

Domingos Cezar ressalta que tamanha era religiosidade dos fundadores que como gratidão pelo sucesso da expedição, no mesmo ano da chegada, já no mês de outubro, foi realizado o primeiro festejo em honra a Santa Teresa D´Ávila, que a partir de então tornou-se a padroeira de Imperatriz, “Tanto, que agora em outubro, será realizada a edição de número 170 dos festejos, a mesma idade da fundação”. 

O lançamento do livro e documentário “Pelos Caminhos de Frei Manoel Procópio” será entremeado por apresentações musicais com artistas com forte ligação com região e que carregam nas obras elementos que compõem o universo local. Entre as atrações confirmadas estão os cantores Deco Garcia, Negrine, Reginaldo Parente, Zeca Tocantins, que participa do documentário com a música Santa Teresa, tema da produção, e ainda Erasmo Dibel.  

Serviço
Lançamento do livro e documentário “Pelos Caminhos de Frei Manoel Procópio”
Data 02 de Setembro de 2022
Hora: Às 19 horas 
Local: Teatro Ferreira Gullar 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »