MENU

01/09/2022 às 19h55min - Atualizada em 01/09/2022 às 19h55min

Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Imperatriz

Após a mãe da criança ligar para a central da PM, a guarnição do Bairro Vila Lobão se deslocou ao local e conseguiu realizar os primeiros socorros, salvando o bebê

Dema de Oliveira
Sargento Isaías Sousa e Soldado Antonio Sousa salvaram o bebê - Foto: Divulgação
 
Um bebê de apenas 25 dias foi salvo por policiais militares após se engasgar durante a amamentação, na madrugada dessa terça (30), no bairro Vila Ipiranga, em Imperatriz.

De acordo com a corporação, quando o bebê se engasgou, a mãe ligou desesperada para a central da PM. Rapidamente, a guarnição do Bairro Vila Lobão, do 14º BPM, se deslocou ao local e conseguiu realizar os primeiros socorros, salvando o bebê que já estava desfalecido.

“Nós levamos menos de cinco minutos para chegar ao local. O bebê se encontrava de olhos fechados e mole, tipo desfalecido, e a mãe em estado de pânico. Eu pedi a criança pra ela e comecei a fazer a manobra de primeiros socorros. Nos primeiros quarenta segundos a criança começou a reagir, a expelir o leite materno com o qual tava engasgando. Quando eu a levantei e fiz novamente o procedimento a criança reagiu e começou a chorar”, disse o 3º Sargento Isaías Sousa, que estava acompanhado do Soldado Antônio Sousa.

Como aplicar Manobra de Heimlich em bebês menores de um ano

Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.

Colocar o bebê sobre a perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater nas costas.

São batidas vigorosas para que se consiga realmente empurrar o corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.

Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.

Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.

Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faça novamente a manobra.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »