MENU

01/09/2022 às 19h53min - Atualizada em 01/09/2022 às 19h53min

Motorista morre após ser atropelado pelo próprio caminhão na BR-010

O caminhão estava no acostamento, quando desengatou e atropelou a vítima

Assessoria PRF-UOP de Porto Franco
Caminhão saiu da pista devido ao declive - Foto: Divulgação
 
Nessa quarta-feira (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente com morte na BR-010, em Estreito. De acordo com informações da PRF, o motorista de um caminhão foi atropelado pelo próprio veículo que conduzia. O veículo envolvido foi um caminhão de cor amarela e placas do município de Imperatriz.

Com base na análise das evidências, constatou-se que o caminhão estava no acostamento do sentido Estreito para Carolina, e em seguida o motorista desceu do veículo. Momento em que o caminhão desengatou e começou a se deslocar sozinho. O veículo desgovernado atropelou a vítima. Após o atropelamento, o caminhão mudou a sua trajetória, cruzando a pista e ficando fora da rodovia.

Conforme constatações em perícia de local de acidente, concluiu-se que o fator determinante do acidente foi falha mecânica, ação essa realizada pelo caminhão. O corpo do condutor foi removido pelo IML de Imperatriz.

Medidas de proteção
Ainda segundo a PRF, um objeto simples, relativamente barato e bastante útil, teria salvado a vida do profissional.

Nesse caso, seria possível com o uso do calço de segurança, um equipamento obrigatório para estacionamento de veículos com peso bruto total superior a 3.500kg, apropriados para aclives ou declives.

Além disso, não utilizar o freio de estacionamento e o calço de segurança em aclives e declives para veículos da categoria “C” em diante é infração grave sujeita a multa e remoção do veículo, de acordo com art. 181, XVI, do CTB.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »