MENU

31/08/2022 às 18h42min - Atualizada em 31/08/2022 às 18h42min

SENAI-MA e Equatorial Energia promovem capacitação que visa qualificar profissionais para uma área em expansão no país

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação/Fiema
 
A Escola de Eletricistas é uma capacitação gratuita que visa a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. O projeto foi criado pela Equatorial Energia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e está na segunda turma. A distribuidora atende 2,7 milhões de consumidores em todos os 217 municípios maranhenses. O curso promove a inserção social e produtiva em uma área em expansão em todo o país.

 A parceria entre o SENAI-MA e a Equatorial Energia tenta suprir parte da carência de mão de obra no setor. “Os alunos da Escola de Eletricistas vão passar 90 dias em um curso que tem a melhor programação técnica em eletricidade e que se preocupa com aspectos práticos, comportamentais e de segurança”, disse José Jorge, diretor de relações institucionais da distribuidora.

 O curso profissionalizante possui 480h com aulas teóricas e práticas ministradas durante três meses. Todos os 50 alunos selecionados este ano para a capacitação – divididos em duas turmas – passam também por um curso comportamental com carga-horária de 112h. Além de estruturarem um Projeto de Vida, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal.

 O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, destacou como as parcerias com a iniciativa privada podem contribuir para a educação tecnológica no estado. Para ele, a capacitação demonstra preocupação com a inclusão social e produtiva das pessoas.

 “Nossa busca é por parcerias como essa, para que se consolide no estado como um diferencial não apenas para as instituições, mas para as pessoas que são treinadas. A formação na área de energia está em expansão no país e o Maranhão tem uma rede fantástica de energia”, ressaltou Arruda.

 Além de uma grade de conteúdo bem montada, os organizadores do curso estão atentos em garantir a participação das mulheres. Camila da Costa Silva Santos foi uma das alunas selecionadas para a segunda turma. Para ela, a Escola de Eletricistas é uma oportunidade que surgiu com potencial de mudar a vida dela. “Sempre tive interesse pela área. Achei interessante também a priorização de vagas para mulheres. Eletricista é uma profissão feminina também e estamos aqui para mostrar a nossa capacidade”, falou a estudante.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »