MENU

31/08/2022 às 18h32min - Atualizada em 31/08/2022 às 18h32min

PF realiza operação contra grupo acusado de aplicar golpe em maranhenses que sonhavam em morar nos EUA

Duas pessoas foram presas em São Raimundo das Mangabeiras

Assessoria/Polícia Federal
Operação apreendeu armas e dinheiro, incluindo dólares - Foto: Divulgação/PF
 
A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (31) para combater uma organização criminosa que estaria promovendo a migração ilegal de maranhenses aos Estados Unidos da América. Duas pessoas foram presas.

A operação foi realizada na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Maranhão, e contou com a cooperação do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE). 

Os federais apreenderam durante as buscas, uma grande quantia em dinheiro, entre dólares e reais, cheques, um deles no valor de R$ 20 mil, uma pistola ponto 40 municiada e um punhal. 

De acordo com as investigações, os criminosos estariam cobrando grandes quantias das vítimas para levá-las até os Estados Unidos, mas ao chegar lá todos acabavam presos e precisavam ser deportados.

Além disso, outras vítimas que conseguiam entrar no país acabavam submetidas a trabalhos em condições análogas à escravidão para pagar a dívida junto à organização.

O esquema funciona há mais de um ano e cerca de 150 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização criminosa, segundo a PF.

Além da dupla presa na operação, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Os investigados foram levados ao presídio de Balsas e podem responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »