MENU

30/08/2022 às 20h00min - Atualizada em 30/08/2022 às 20h00min

Prefeitura confirma apoio ao Salão do Livro de Imperatriz e à construção do “Marco Zero”

Recentemente o prefeito Assis Ramos sancionou a Lei 1924/2022, que renovou a redação da lei que criou o Prêmio Literário Academia Imperatrizense de Letras

Assessoria-AIL
Foto: Divulgação
 
Como nos anos anteriores, a Prefeitura estará presente no apoio à realização do Salão do Livro de Imperatriz. O projeto havia sido protocolado na Fundação Cultural (FCI) ainda no início deste ano, e na segunda-feira, 29, em audiência com presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Raimundo Trajano Neto, o prefeito Assis Ramos não só confirmou o apoio ao Salão do Livro, como anunciou que vai apoiar outro importante projeto cultural levantado por aquele sodalício: a construção do “Marco Zero de Imperatriz”, um monumento que indica o ponto exato da fundação da cidade.

O Marco Zero é um tema que há anos pontua debates, tanto na AIL quanto na Câmara Municipal, debates estimulados pelo piloto aposentado, acadêmico e historiador José Herênio de Souza, autor da obra “Imperatriz, nossa avozinha”.

Sobre o “Marco Zero”, Assis Ramos declarou que já conversou com o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz Paulinho Lobão para seguir com o projeto. “Entendemos que é algo que valoriza muito nossa história. Queremos sim, o Marco Zero. Temos essa sensibilidade, sei da sua importância. Acreditamos que em poucos meses a cidade contará com esse monumento”, garantiu o prefeito.

Há duas semanas o gestor municipal já havia sancionado a lei 1924/2022 que deu nova redação à lei do prêmio literário imperatrizense que não só aumentou o valor da premiação, congelado há 22 anos, como ampliou as categorias que passarão a ser avaliadas. 

Durante a audiência, o presidente da AIL, Raimundo Trajano, que estava acompanhado dos acadêmicos Ribamar Silva (cadeira 20) e Elson Araújo (cadeira 02), aproveitou para agradecer a sanção da nova lei. O Prêmio Literário Academia Imperatrizense de Letras continua sendo o maior do Maranhão e um dos maiores do Brasil.

Para o prefeito Assis Ramos, a Academia Imperatrizense de Letras é uma pérola, não só para Imperatriz, mas para todo Maranhão. Nada mais justo do que apoiar suas iniciativas que só “valorizam nossa cultura”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »