MENU

30/08/2022 às 19h46min - Atualizada em 30/08/2022 às 19h46min

SESI-MA oferta avaliação, capacitação e tecnologia de ponta na área de ergonomia

Imprensa/Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
As empresas que desejam promover a qualidade de vida do trabalhador, reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade têm no SESI-MA – Serviço Social da Indústria, um grande aliado. A instituição realizou investimentos recentes na área de ergonomia para reforçar o seu portfólio de serviços no importante segmento de cuidados com o trabalhador e atendimento às normas técnicas.  

Ergotech é uma plataforma inédita que identifica o perfil de saúde e analisa ergonomicamente as tarefas do trabalhador através da captação de imagens coletadas durante a atividade laboral. A tecnologia foi desenvolvida pelo SESI-MA em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A plataforma SESI Ergotech faz um diagnóstico de saúde e segurança com uma equipe multidisciplinar. 

São utilizados sensores vestíveis para monitorar informações vitais sobre a saúde do trabalhador, como temperatura e batimentos cardíacos. Alterações nos indicadores aciona ajuda de profissionais de saúde.  

“Tanto o Ergotech quanto a aquisição de metodologia renomada do SESI-MG para serviços de avaliação e capacitação na área de ergonomia demonstra a nossa responsabilidade em aprimorar cada vez mais os serviços que o SESI-MA presta como aliado da indústria”, ressaltou Diogo Lima, superintendente regional do SESI. 

CAPACITAÇÃO EM ERGONOMIA - O princípio da ergonomia é melhorar as condições de trabalho para que o trabalhador tenha saúde, segurança e produtividade elevada nas atividades que realiza.  

Nos últimos meses, a ergonomia progrediu com a harmonização das normas. A nova Norma Regulatória 1 trouxe como exigência o inventário de riscos com plano de ação para os riscos causados por agentes físicos, químicos, biológicos e aqueles relacionados também a fatores ergonômicos.  

“Antes das mudanças na legislação, muitas empresas deixavam a ergonomia de lado. Agora a ergonomia faz parte do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Fica mais difícil a empresa deixar de cumprir”, explicou Fernanda Gabriela de Souza Pinto, especialista em Ergonomia do SESI-MG.  

Com o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o empresário conhece todos os riscos ocupacionais para que possa estabelecer uma hierarquia de prioridades e fazer a gestão dos riscos. Isso facilita o processo de monitoramento e melhoria contínua.  

Em 2021, foram realizadas mudanças na NR 17 que dialogam com a NR1. A NR 17 traz dois grandes instrumentos: a avaliação ergonômica preliminar e a análise ergonômica do trabalho, a fim de identificar os perigos e produzir informações para o planejamento das medidas de prevenção necessárias.  

Profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho, de educação física e psicologia do SESI-MA foram capacitados no início de agosto com o objetivo de levar a ergonomia para dentro da indústria maranhense com uma nova metodologia.  

A ergonomia é importante não apenas do ponto de vista da legislação, mas para que as empresas e trabalhadores usufruam dos seus benefícios, como saúde, segurança e produtividade. Com as mudanças recentes na legislação, as análises de riscos ocupacionais e o andamento do plano de ação das empresas precisam ser validados pelo trabalhador. A capacitação do SESI-MA, realizada por profissionais especializados, ajuda as empresas a manterem um ambiente de trabalho seguro. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »