MENU

29/08/2022 às 19h55min - Atualizada em 29/08/2022 às 19h55min

Embrapa Cocais contribui para a agregação de valor à farinha de São Luís

Flávia Bessa - Embrapa Cocais
Foto: Divulgação/Embrapa
 
Com a intenção de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da Zona Rural de São Luís, com foco na mandiocultura, está sendo realizado o Primeiro Festival da Farinha de São Luís, de 19 a 31 de agosto. Na abertura do evento, 20 comunidades expuseram produtos como farinhas d’água e seca e derivados da mandiocultura para concorrer à premiação da melhor farinha da capital.

Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Cocais, esteve presente à abertura do evento. “A iniciativa promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que tiram seu sustento da produção da farinha e valida a tecnologia Embrapa presente na farinha”. 

A Embrapa Cocais também participou do Festival com capacitação sobre boas práticas de fabricação de farinha com qualidade, ministrada pelo pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, no dia 11 de agosto. O objetivo do curso foi contribuir para que os produtores adquirissem conhecimentos técnicos para concorrer ao festival.

A produtora de mandioca Jacilene Rocha dos Santos falou que o curso foi muito importante para saber de técnicas simples que fazem a diferença na qualidade final da farinha e para o negócio. “Alcançar esse conhecimento mostra que o nosso trabalho está sendo valorizado e que podemos também alcançar melhores mercados”

Até o final de agosto, o Festival estará presente nos mercados municipais de São Luís com aulas show realizadas pelos chefs de cozinha Rafael Bruno, Dolores Manzarra e Thanara Leão, que estão acompanhando todo processo do evento, desde visitas às comunidades até a orientação técnica aos produtores. Eles estão apresentando novas possibilidades de receitas feitas com a farinha e derivados da mandiocultura. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »