MENU

28/08/2022 às 10h09min - Atualizada em 28/08/2022 às 10h09min

O outro lado da trama de “Ilha de Ferro”

A segunda temporada da produção chegou com um novo foco sobre os personagens. Será que existe mesmo vida além da PLT 137?

Da Redação
GB Edições
Mariana Ximenes e Cauã Reymond, na pele de seus personagens Olívia e Dante, numa das cenas de “Ilha de Ferro” / Foto: Raquel Cunha-RG
  
A continuação da história de “Ilha de Ferro” chega com novidades. A trama deu um pulo de três anos no tempo e a vida dos personagens centrais não é mais a mesma. Nós vamos encontrar o Dante (Cauã Reymond) mais maduro e com mais responsabilidades fora da plataforma. Depois que Bruno (Klebber Toledo) foi preso, ele assumiu a paternidade de Maria (Alice Palmar), mas não contava que seriam abandonados por Leona (Sophie Charlotte). Ela não aguentou ter que assumir o papel de mãe e abandonou o barco. Agora, Dante é pai solo e está se tornando cada vez mais solitário.

O estado de espírito de Dante vai refletir em seu trabalho na plataforma. Cada vez mais ele “se apaixona” pela PLT 137 e fica completamente focado no sucesso de seu trabalho. É verdade que Dante fez com que a produtividade aumentasse bastante, mas às custas do bem-estar da equipe que ele lidera. E isso não é nada bom.

Os ânimos dos embarcados fica muito alterado e Olívia (Mariana Ximenes), a psiquiatra da empresa, é chamada a bordo. Dante precisa de auxílio de um profissional de saúde.

Olívia é uma mulher intensa. Noiva de Diogo (Eriberto Leão), presidente da Federativa, ela tenta não expor a relação dos dois para não interferir no trabalho. Mas tudo muda quando conhece Dante. Aos poucos, ela vai se envolvendo nos tormentos dele e segue, assim, tentando diminuir as sombras dos fantasmas do seu passado. 

Apesar de perceber que está cada vez mais envolvida com Danta, Olívia consegue estabilizar momentaneamente o petroleiro, no entanto tudo vai desandar novamente quando Júlia (Maria Casadevall) voltar à plataforma.

Após três anos fora, e mais bem resolvida com suas questões pessoais, Júlia retorna a pedido do avô, João Bravo (Osmar Prado), que vai receber uma homenagem a bordo da PLT 137. O reencontro traz novamente sua veia petroleira e as lembranças do romance com Dante.

No melhor estilo “o passado bate à porta”, o coração de Júlia e Dante bate forte um pelo outro, mas a situação já não é a mesma.
Durante o tempo em que permaneceu em terra, Júlia se envolveu com o Comandante Ramiro (Rômulo Estrela). Mergulhador e combate da Marinha, ele é daquele tipo de cara boa praça, mas reservado. Não por acaso, os dois se conhecem no meio de uma perseguição. Apesar de durões, aos poucos, eles vão baixando a guarda, se deixando conhecer e se apaixonando. Mas Ramiro também tem contas a acertar com seu passado. Mas, Júlia ainda não sabe disso.

Esse é o cenário que envolve a continuação da história de “Ilha de Ferro”. 

Em recente entrevista, a atriz Maria Casadevall falou sobre a produção e os seus desafios como atriz interpretando a Júlia, uma mulher complexa. “A Júlia é uma mulher sensível, destemida e com muitas cicatrizes internas, que, para poder ocupar certos lugares de poder no trabalho, desenvolveu uma personalidade aparentemente ríspida e indiferente no contexto de uma profissão masculinizada (Engenharia de Petróleo) e um ambiente de trabalho machista e cheio de riscos – uma plataforma de petróleo. Um dos meus maiores desafios na construção desta personagem foi equilibrar seu controle físico e psicológico, preservando a espontaneidade de sua personalidade. A preparação física também foi um desafio, pois envolveu aulas intensas de escalada; a Júlia tem uma relação muito íntima com o alpinismo e essa prática lhe traz concentração e força física”, relatou Maria Casadevall.
Ela falou também da mudança do foca da trama nesta segunda temporada. O enredo atual “dá um respiro em relação ao cotidiano intensivo na plataforma. Outras tramas e histórias passam a se desenvolver e ganhar mais destaque na vida particular de cada personagem em terra, e essa mudança traz novos e importantes ares, que somam para a trama”, assegurou ela.

Se na história, os relacionamentos entre os personagens são conturbados principalmente porque eles estão presos numa plataforma de petróleo a maior parte do tempo, na vida real não é bem assim. O clima durante as gravações é muito amistoso e recheado de camaradagem. A atriz Maria Casadevall citou isso em sua entrevista. Ela relatou que tem a liberdade para improvisar em cena citando o exemplo de uma gravação que ela fez com a atriz Tóia Ferraz, que interpreta a Rocha na produção. “A cena se passa num bar; Rocha e Júlia estão bebendo e se reencontrando; aquela cena é cheia de improvisos, risadas reais e muitas alegrias por estarmos ali novamente juntas, duas mulheres artistas, para contar aquela história”, relembrou Casadevall.

“Ilha de Ferro” é uma criação de Max Mallmann e Adriana Lunardi. No elenco estão também Kizi Vaz, Jonathan Azevedo, Júlio Rocha, CAdu Favero, José Rubens Chachã, Chris Couto, entre outros. É mostrada na tela da Globo às quintas-feiras, logo depois da novela “Pantanal”. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »