MENU

27/08/2022 às 19h42min - Atualizada em 27/08/2022 às 19h42min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Pais (Não) Nascem Prontos

Educar uma criança não é tarefa simples, tampouco fácil. Requer muito estudo e trabalho. Durante anos, esse estudo ficava circunscrito àqueles que acompanhavam profissionalmente crianças; no entanto essa criança, antes de ser aluno, paciente ou cliente, é filho e, desde o momento da concepção, já é influenciada por uma família e toda a história que a acompanha. É no entorno da família que a criança vive as primeiras aprendizagens. Assim, buscando entender a complexidade dessa nova relação entre pais e seus filhos, aliada à sua experiência clínica com famílias, nasceu no coração da psicanalista Mônica Donetto Guedes o desejo de escrever “Pais (Não) Nascem Prontos” e reunir mais 27 coautoras, especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de conduzir o leitor em uma caminhada rumo ao desenvolvimento de uma parentalidade mais consciente. Publicado pela Literare Books International e elevado à lista dos mais vendidos pelo PublishNews, este livro nasce com a intenção de ajudar os pais a refletirem sobre a forma como acompanham as crianças, para que assim se promova, entre eles, uma relação baseada em afeto, cuidado e limites, assim como oferece recursos para que os pais possam construir ou reconstruir conceitos que influenciam diretamente no desenvolvimento emocional, relacional e cognitivo das crianças. O livro tem 216 páginas.
 

Ansiedade: O Fim da Escravidão

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 18 milhões de brasileiros tomados por sentimentos como apreensão e medo de um perigo desconhecido, típicos da ansiedade. O problema é quando esse mecanismo do cérebro, que serve para alertar sobre situações adversas e estimular a ação para proteção, começa a prejudicar o dia a dia, a ponto de se tornar incontrolável. É nessa hora que a ansiedade se torna patológica. Para auxiliar estas pessoas, assim como tem feito na última década por meio de cursos e treinamentos para alunos de 70 países, o médico Juliano Pimentel lança agora o livro “Ansiedade: O Fim da Escravidão”, publicado pela Citadel Editora. Nele, o autor lembra que momentos desafiadores, como uma grande mudança, perda ou doença, estão presentes na vida de todos, contudo o que importa é a forma como cada um reage a estes acontecimentos. “Se a resposta é se encher de preocupações que lhe tiram o sono, afetam o seu rendimento, mudam completamente a sua rotina e acabam com a sua saúde, sim, você é mais um ansioso ou ansiosa patológico”, completa. Dr. Juliano ensina ao leitor não só a identificar e desarmar os perigosos gatilhos da ansiedade, mas ensina como dar uma nova “resposta” a ela. Os medos que a alimentam e a fortalecem, sua relação com a depressão, como a imunidade é afetada e a análise sem cortes sobre o uso de medicamentos ansiolíticos são alguns dos tópicos abordados no livro. Histórias reais de superação também são apresentadas junto a frases inspiradoras e exercícios para refletir sobre si mesmo e aprender como deixar de ser controlado pela ansiedade. O livro tem 240 páginas.
 

Callíope – A Escrava de Atenas

Um passeio pelo Século V a.C, para conhecer a fundo a Grécia Antiga. Esta é a proposta da autora paulistana Cindy Stockler com o romance épico “Callíope – A Escrava de Atenas”. O convite a esta leitura ultrapassa as fronteiras brasileiras: traduzido para o grego, inglês e agora alemão, o livro tem ganhado as estantes do mundo, com capas tão instigantes quanto o enredo. Contextualizado no “século de ouro”, o período de Péricles, da Guerra do Peloponeso e das grandes artes, o livro conta a história de Callíope, uma jovem grega de 15 anos de idade, que é “dada” pelo pai em casamento e anos depois é vendida como escrava a uma figura influente em Atenas. Este é apenas o começo da dura jornada da protagonista, que passará por muitos revezes, como amores, separações e perdas. Em Atenas, o destino da jovem muda novamente ao se destacar por seus dons de cura, que a levam a estudar Medicina com o grande Hipócrates, na ilha de Cós. Dividida em 12 capítulos, intitulados com os nomes de cada um dos deuses do Olimpo, a obra contempla personagens históricos reais, filosofias, costumes e leis da Grécia Antiga. As notas de rodapé enriquecem as páginas, com detalhes das pesquisas da autora, que remontam à realidade local de 2,5 mil anos atrás. Inspirada pelas aulas de Direito Romano durante a faculdade, Cindy conta que foi nessa época que o romance começou a ganhar vida. Anos mais tarde, já publicada, a obra foi finalista do prêmio Jabuti 2020, na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. Com 332 páginas, o livro é da Editora Letras do Pensamento.
 

Metaverso: Aspectos Jurídicos

O Metaverso, resultado da união das possibilidades da internet e dos dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada, ganha cada vez mais adeptos. Assim como qualquer espaço no qual se constituem interações humanas, os ambientes virtuais também necessitam de regulamentação para garantir a harmonia entre os usuários. Para aprofundar o debate sobre os desdobramentos legais do universo virtual, a editora Almedina Brasil lança o livro “Metaverso: Aspectos Jurídicos”. A obra reúne artigos de advogados e operadores do Direito com experiência na resolução de conflitos neste âmbito. A novidade aborda de forma clara e didática os diversos aspectos jurídicos associados aos domínios online e demais inovações relacionadas à Web3 e tecnologias descentralizadas. Esclarece, também, como estes temas impactam e impactarão as relações sociais humanas. Dilemas como a normatização das transações de compra e venda de terrenos digitais, a fragilidade da segurança na preservação de dados pessoais e a fiscalização dos discursos de ódio são alguns dos tópicos discutidos pelos autores. A obra se destaca pelo ineditismo ao superar situações hipotéticas e apresentar casos reais de questões jurídicas que já exigem mediação. Os textos de “Metaverso: Aspectos Jurídicos” contam com a coordenação de Fernando Eduardo Serec, Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP e presidente do Conselho Consultivo do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM). O livro tem 412 páginas.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »