MENU

26/08/2022 às 19h15min - Atualizada em 26/08/2022 às 19h15min

Seminário debate objetivos de desenvolvimento sustentável

Johelton Gomes - CCOM
CCOM-MPMA
Karla Adriana Vieira destacou a necessidade de comprometimento coletivo com o meio ambiente - Foto: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
 
SÃO LUÍS – Com o objetivo de discutir as ações para implementação de medidas ambientais e sociais que contribuam para erradicar a pobreza e promover a vida digna para todos, de forma global, foi realizado o seminário “Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nós”.

A atividade foi promovida pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da Escola Superior, na sede do Centro Cultural, em São Luís, em parceria com o Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).

Para a integrante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Régina Galeno, o evento traz uma contribuição importante ao considerar a centralidade da educação, da educação escolar e o papel do Conselho Estadual como órgão normativo e público. “O conselho faz 60 anos e isso marca a construção da luta pelo direito à educação”.

Em seguida, a professora e assessora-chefe da articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Uema, Ariadne Rocha, igualmente destacou a importância de refletir sobre a vida na Terra. “É momento de dialogar sobre a própria existência e discutir sobre desenvolvimento sustentável, momento de nos responsabilizar, conversar e alinhar nosso trabalho sobre essa agenda coletiva”.

Na avaliação do coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Sálvio Dino, este ano é um momento de reafirmação dos valores democráticos com a realização das eleições. “O que precisamos é trabalhar para saber como implementar os ODS para que se tornem realidade cotidiana de todos os cidadãos”.

No mesmo sentido, o vice-presidente do CEE, Roberto Mauro Gurgel, reafirmou a importância do trabalho coletivo pelo bem comum. “Vivemos uma crise e precisamos trabalhar para a defesa na vida na Terra”. A opinião é compartilhada pela presidente do CEE, Soraia Raquel Silva: “precisamos falar sobre a importância da vida”.

A diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Farias Vieira, afirmou que para pensar em um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração presente, sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras, é preciso refletir sobre a finitude dos recursos naturais e sobre as desigualdades hoje existentes.

“Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável exigem uma ação colaborativa entre governos, empresas e sociedade civil para acabar com a pobreza e criar uma vida com oportunidades para todos, considerando os limites do planeta. O que buscamos é um acesso à Justiça que transcenda as concepções jurídicas e alcance princípios basilares da dignidade da pessoa humana”, afirmou.

A programação teve seguimento com a mesa redonda “Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nós”, mediada por Sálvio Dino. As palestrantes foram a secretária-adjunta da Promoção de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Célia Regiane Coelho Maciel; a assessora-chefe da articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Uema, Ariadne Rocha; a presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da OAB/MA, Izabella Pearce; e a especialista em Agendas Globais de Desenvolvimento, Brenda Izídio. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »