MENU

26/08/2022 às 18h46min - Atualizada em 26/08/2022 às 18h46min

Entidades classistas querem o fim de cerol e linha chilena em Imperatriz

Nessa época do ano é comum pessoas empinarem pipas e usando linhas que provocam acidentes graves

Dema de Oliveira
Jornal O PROGRESSO
Autoridades se reuniram e vão em busca de um meio legal para banir o cerol e linha chilena de Imperatriz - Foto: Divulgação
 
A Sociedade Civil e representantes de classes, pilotos de paramotor e parapente, sindicato dos motoristas, clubes de motociclistas e de ciclismo, corredores, Polícia Militar, empresas privadas e promotoria pública de Imperatriz, reuniram-se para definir ações conjuntas e organizar campanhas em combate a comercialização e uso de cerol e linha chilena na cidade.

Nessa época do ano é comum pessoas empinarem pipas e exporem cerol e linha chilena que provocam acidentes graves, com vários casos até de morte e de pessoas que ficaram mutiladas, depois de se cortarem com os referidos objetos. Cerol e linha chilena são verdadeiras armadilhas, porque as pessoas, principalmente motociclistas e ciclistas, não enxergam a linha e acabam se cortando, muitos com gravidade e até a morte.

Essas entidades e empresas vão discutir para que seja encontrada uma forma legal do combate a venda de cerol e linha chilena em Imperatriz. 

A linha de empinar papagaio em si, não oferece tanto perigo, mas quando são transformadas em cerol, torna-se uma arma poderosa. Uma linha de papagaio é transformada em cerol, quando recebe uma mistura formada por cola de sapateiro e vidro moído. A princípio, o cerol é usado para cortar as linhas das outras pipas, entretanto, se tornaram armas perigosas. A cola serve como aglomerante, enquanto o pó de vidro ou ferro serve como abrasivo. O resultado é uma linha extremamente cortante, que pode trazer riscos (inclusive de morte) para quem aplica e para quem usa a linha com cerol. Além disso, as linhas com cerol trazem riscos para a vida selvagem (em especial pássaros), para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carros conversíveis e aeronaves. 

A linha chilena tem poder de corte quatro veze maior, do que o cerol e tornou-se de simples meio de lazer na empinação de pipas, em uma arma superpoderosa. Apesar de o cerol ser bastante comum e costumeiramente fabricado de forma caseira por seus usuários, o mesmo não acontece com a linha chilena que é fabricada industrialmente e seu poder de corte é tão elevado pois à linha original são adicionados pó de quartzo e óxido de alumínio. 

Fora o poder de causar sérias lesões, se o resgate de uma pessoa ferida por linha chilena, cerol ou qualquer subtipo destas não acontecer de forma rápida, é possível que o sangramento excessivo leve à morte. As regiões do corpo em que as vítimas costumam ser atingidas são pescoço e pernas, áreas onde há bastante circulação de sangue. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »