A publicação chega em primeira mão aos assinantes da Grow, o clube de assinatura de livros focado em desenvolvimento pessoal.
“Se soubermos do que uma pessoa mais se arrepende, poderemos inverter a imagem para revelar o que ela mais valoriza” (O poder de se arrepender)
Este não é um manual de bordo para pilotar uma vida sem grandes arrependimentos nem um tapinha nas costas de consolo pelos nossos erros. O poder de se arrepender: como avaliar o passado para seguir adiante, de Daniel Pink, foge um pouco das estantes de livros de negócios e se aproxima mais de um TED. Diferentemente da concisão e do foco empresarial de outras de suas obras best-sellers, como Motivação 3.0 - Drive – A surpreendente verdade sobre o que realmente nos motiva e Quando: Os segredos científicos do timing perfeito, Pink chega agora dedicando a maior parte da sua publicação a provocar um jeito novo de pensar a vida como um todo, e não entregando fórmulas prontas. E o maior mérito dessa provocação é oferecer algo parecido com uma viagem no tempo. Sem sair do lugar, você revisita o passado, investiga possíveis futuros e tem a chance de fazer mudanças significativas sem receber nenhuma lição de moral, sem nenhum "como fazer", sem dedo nenhum apontando e julgando você.
Em buscas de respostas, Pink começa, no primeiro capítulo, dando um zoom na vida de alguns personagens reais entrevistados por ele em seus estudos. Conhecendo suas histórias, seus arrependimentos e algo que todos tinham em comum. O poder de se arrepender: como olhar para trás nos move adiante, chega agora em agosto ao Brasil, em primeira mão para assinantes da Grow, o clube de experiências literárias focadas em desenvolvimento pessoal.
Daniel Pink lançou dois extensos projetos de pesquisa em apoio a esse livro — The American Regret Project e The World Regret Survey — que coletaram os arrependimentos de mais de 20 mil pessoas dos EUA e de todo o mundo. Pink então categoriza esses arrependimentos em quatro áreas principais — arrependimentos de base, ousadia, moral e conexão. Esse talvez seja o primeiro grande ponto alto da obra. Quando você imaginaria que teria, assim, em suas mãos, acesso ao arrependimento de mais de 20 mil pessoas mundo afora?
Como o autor mesmo salienta, todo ser humano saudável consegue exercitar a capacidade de viajar no tempo, acessar atitudes do passado e, através da linguagem, recriá-las, conduzindo um ajuste em suas consequências, dentro do plano narrativo, abrindo assim caminho não só para o arrependimento, mas também para o aprendizado. Afinal, é sobre isto o livro: aprendizado. Se somos responsáveis por nossas ações e elas podem gerar prejuízo a nós e a outros, por que as deixaríamos esquecidas no passado e não aprenderíamos com elas? E se, além de nossos próprios passos, pudéssemos observar as conclusões de um aclamado cientista comportamental sobre o que há em comum entre nossos passos e os de outros 20 mil humanos como nós ao redor do mundo? O que poderíamos descobrir com tudo isso?
O que o livro traz é essa ideia de fazer as pazes com o meio-termo. Uma certa autocompaixão, de abraçar nossa vulnerabilidade, investigá-la e criar novas narrativas para um futuro onde ela é reconhecida e não negada, para tomadas de decisão mais acertadas ali na frente. É esse esforço inédito de reunir arrependimentos coletivos de 20 mil pessoas que faz desse livro uma leitura de apelo universal para colocarmos, enfim, o cardápio de sentimentos bons e ruins à mesa, sem subestimar nossa capacidade narrativa de recontar nossa vida, viajando no tempo de alguma maneira.
Daniel H. Pink é autor de best-seller sobre trabalho, gestão e ciência comportamental. Entre seus títulos de maior sucesso estão: Quando: os segredos científicos do timing perfeito, Saber vender é da natureza humana: a verdade surpreendente sobre a movimentação de outros e Motivação 3.0 –Drive: a surpreendente verdade sobre o que realmente nos motiva.
Pílulas Grow
Para complementar a experiência, a Grow inclui ainda neste projeto o Pílulas - uma série de conteúdos em vídeo onde são discutidos os principais conceitos do livro, com exemplos e cases que ajudam na aplicação prática. O programa também condensa a experiência, fazendo com que seja possível retomar o aprendizado no futuro ou até desenvolvê-lo mesmo se não for possível ler o livro.
Sobre a Grow
A Grow é um clube de assinatura cuja missão é guiar a jornada de desenvolvimento pessoal por meio dos livros. Todo mês, a Grow envia um livro escolhido a dedo com materiais complementares que mudam a forma de pensar, agir e interagir. Lançada em agosto de 2020, a marca oferece um produto inédito no Brasil e já ultrapassou os 3,5 mil assinantes.
Serviço Grow Livros
A experiência mensal do assinante inclui:
Valores