MENU

25/08/2022 às 19h38min - Atualizada em 25/08/2022 às 19h38min

1ª Vara Criminal de Açailândia realiza inspeção em Unidade Prisional e participa da Semana do Encarcerado

Michael Mesquita
Asscom CGJ
1ª Vara realiza atendimento aos apenados em Açailândia - Foto: Divulgação
 
O Poder Judiciário da Comarca de Açailândia, através da 1ª Vara Criminal, realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma inspeção na Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia e participou das atividades da Semana do Encarcerado, realizando atendimentos aos apenados. A juíza Selecina Henrique, titular da 2ª Vara Criminal de Açailândia e respondendo pela 1ª, foi a responsável pela inspeção.

De acordo com a magistrada, durante a inspeção, que é obrigatória, foram verificadas as condições das instalações da unidade, como celas, salas de estudo, banheiros, cozinha, e alimentação que é oferecida aos apenados. “Ao realizar a inspeção, foram observadas a ausência de salas multiuso, de tornozeleiras eletrônicas, e até de colchões", ressaltou Selecina.

SEMANA DO ENCARCERADO
A juíza participou, ainda, da programação da Semana do Encarcerado, realizada pela unidade prisional, através da Secretaria de Administração Penitenciária. Em um trabalho intensivo, a juíza realizou atendimento a 273 detentos. As ações foram conjuntas com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção de Açailândia, Ministério público, Defensoria Pública e Pastoral Carcerária de Açailândia. 

“Durante esses atendimentos, realizamos a análise de pedidos de remissão de dias, progressão de regime, e trabalho externo. Foi atendimento jurídico para encaminhar à Defensoria Pública, bem como dar informações acerca dos processos”, explicou Selecina Henrique.

A magistrada realizou todas as atividades com o auxílio de servidores da 1a Vara Criminal de Açailândia, que é a unidade responsável pela execução penal da comarca. “Foi uma jornada que começou às 9 horas e seguiu até 18 horas. O evento realiza, ainda, atividades como atendimentos médicos, assistência social, dentre outras. Estou trabalhando para atualizar todos os processos desde quarta-feira passada e hoje tive oportunidade de conversar pessoalmente com cada detento e ouvir as reivindicações de cada um”, observou ela.

Por fim, a juíza agradeceu a colaboração dos agentes penitenciários e a participação da Defensoria Pública, Ministério Público, Pastoral Carcerária e aos servidores da 1ª Vara Criminal de Açailândia/ Execução Penal na realização dos trabalhos. “Tenho orgulho do meu trabalho, sempre dando o melhor a cada dia. Sinto orgulho da minha missão”, finalizou Selecina Henrique. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »