MENU

25/08/2022 às 19h36min - Atualizada em 25/08/2022 às 19h36min

Obras do Aterro Sanitário da Central de Abastecimento avançam

Evolução é acompanhada por engenheiros civis da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

Gil Carvalho - Ascom
Equipe no local onde o trabalho é executado, no povoado Lagoa Verde - Foto: Assessoria
 
Na obra do aterro sanitário de Imperatriz, situado à margem do povoado Lagoa Verde (BR-010, sentido, Açailândia), máquinas aceleram a construção de trincheiras (valas cavadas no solo). Área está sendo preparada para receber lona impermeável e dispositivos de drenos para captação do chorume gerado pelos resíduos que, após ser tratado, serão devolvidos ao meio ambiente.

O investimento para implantação do primeiro aterro sanitário público do Maranhão é da ordem de R$ 10.713 milhões. A área utilizada é de mais de 76 hectares. Esse é um dos mais modernos projetos de construção de aterro sanitário do país, executado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da empresa Tecnal – Tecnologia Ambiental em Aterros Sanitários LTDA.

Etapas de terraplenagens, como, por exemplo, corte, aterro, nivelamento de terra, compactação de terreno, bota-fora e escavação utilizando equipamento pesado (escavadeira hidráulica) estão sendo executadas na preparação da área para execução de obras diversas. A evolução da obra é acompanhada, em cada etapa, por engenheiros civis da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

O secretário de Infraestrutura Fábio Hernandez assinala que o projeto inclui a instalação de balança coberta (tipo rodoviária), guarita, pavimentação asfáltica de vias para facilitar o trânsito de caminhões e pátio específico para compostagem, como local definitivo.

Toda execução da obra é, rigorosamente, acompanhada por equipe multidisciplinar do Plano Básico Ambiental que orienta sobre os cuidados e proteção ao meio ambiente na área do aterro sanitário de Imperatriz.

Central de Abastecimento Após a confecção da superestrutura da portaria e o início do galpão para recepção dos produtos agrícolas produzidos na região Tocantina, a Central de Abastecimento de Imperatriz, a Ceasa, avança com a construção das plataformas para descarga de mercadorias. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »