MENU

24/08/2022 às 19h13min - Atualizada em 24/08/2022 às 19h13min

Hospital Municipal de Araguaína realiza cirurgia de inversão de artérias pela 1ª vez no Tocantins

Bebê ainda passou mais de três meses de acompanhamento pós-operatório na UTI

Da Assessoria
Mãe de Ravi, Waldirene Ferreira, destacou a acolhida que recebeu dos profissionais do HMA - Foto: Ascom / Isac
 
Pela primeira vez no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) realizou uma cirurgia de inversão das artérias aorta e pulmonar, também conhecida como Cirurgia de Jatene. O procedimento foi feito no dia 23 de maio no paciente recém-nascido Ravi Caleb Ferreira. Depois de três meses em observação na UTI Pediátrica do HMA, a criança recebeu alta e vai retornar para a cidade de Formoso do Araguaia, onde moram os pais.

O diagnóstico veio 12 dias depois que Caleb nasceu, no dia 5 de maio, quando os médicos desconfiaram do resultado dos exames tradicionais no pós-nascimento. Após avaliação criteriosa de especialistas, o problema no coração foi descoberto e já com indicação de cirurgia. O paciente foi então transferido para o HMA, referência pediátrica no Tocantins, principalmente para procedimentos cardíacos.

“Na maioria das vezes, cirurgias complexas como essa são realizadas nos grandes centros, então poucos lugares no Brasil são preparados para isso. É um orgulho para nós podermos ofertar esse tratamento em Araguaína e sermos referência não só para a região, mas para todo o país. Esse é o resultado dos muitos investimentos que são feitos na saúde pública da nossa cidade”, destacou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

 

O tratamento

A mãe de Ravi, Waldirene Ferreira, destacou a acolhida que recebeu dos profissionais do HMA e os cuidados durante o tratamento. “Eu agradeço muito à equipe do hospital. Em primeiro lugar, a Deus, e em segundo lugar, eles, que foram muito excelentes comigo, gostei demais. Agradeço muito também ao doutor Márcio, pelo desempenho que ele teve com meu filho, o carinho, e as meninas da UTI foram todas muito boas. Quando lá no Gurupi descobriram, eles falaram que, se ele não tomasse o medicamento até fazer a cirurgia, ele não sobrevivia, e ele está aqui firme e forte. Então, eu sou muito grata pelo que eles fizeram”.
 

O que é a cirurgia

A transposição das grandes artérias é uma condição em que as artérias aorta e pulmonar estão em posição invertida, o que prejudica a oxigenação do sangue para ser distribuído para todo o corpo. A doença afeta principalmente crianças recém-nascidas e precisa ser corrigida por meio de uma cirurgia de alto-risco logo nos primeiros dias de vida do paciente. Se não for tratada, essa cardiopatia tem mais de 90% de risco de morte no primeiro ano de vida da criança.
 

Referência nacional

O HMA pertence à rede municipal da Saúde de Araguaína e é gerenciado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). A equipe médica responsável pela cirurgia foi composta por profissionais de Goiânia, Palmas e Araguaína e foi acompanhada de perto pelo médico cardiopediatra e coordenador do HMA, Márcio Miranda.

“Hoje, a gente consegue realizar aqui cerca de 90% dos casos de cardiopatias congênitas, seja através do serviço de cirurgia cardíaca ou do serviço de hemodinâmica pediátrica. Temos um time em cardiologia que envolve UTI, centro cirúrgico, cirurgião, hemodinâmica, ecocardiografias, intensivistas pediátricos e a equipe multidisciplinar. Para a gente, é muito gratificante poder oferecer no Tocantins um tratamento adequado, de qualidade e muito humano para pacientes com essa patologia”, disse Márcio.

 

Hospital Municipal de Araguaína

Desde outubro de 2019, quando as cirurgias cardíacas pediátricas começaram no HMA, a unidade já alcançou a marca de mais de 150 procedimentos. No início, as cirurgias eram de médio porte, mas com os investimentos, hoje o hospital tem capacidade para realizar cirurgias de grande complexidade, tornando Araguaína uma referência macrorregional.

Hoje, o Hospital Municipal de Araguaína oferece serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência e emergência. São 67 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. Também oferece exames de análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e são realizados externamente ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »