MENU

23/08/2022 às 17h26min - Atualizada em 23/08/2022 às 17h26min

“Mar do Sertão” estreia nesta segunda-feira

O folhetim escrito por Mário Teixeira chega à tela da Globo para ser mostrado na faixa das seis da tarde

Da Redação
GB Edições
Sérgio Guizé e Isadora Cruz, estreante nas novelas globais, interpretam o par romântico da trama de “Mar do Sertão”. Na história de Mário Teixeira, eles são Zé Paulino e Candoca / Foto: Ronald Santos Cruz-RG
  
O sol e a alegria do nordeste brasileiro servem de pano de fundo para contar uma história que se passa na cidade fictícia de Canta Pedra. É lá que moram Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Candoca (Isadora Cruz) e é lá também que o Coronel Tertulino (José de Abreu) manda e desmanda. E obedece quem precisa de água, ou seja, toda a população da cidade. O único açude que existe naquela região pertence à Tertulino e sua família.

A profecia de Antonio Conselheiro de que o sertão vai virar mar é uma esperança para os moradores da pequena cidade fictícia da a trama: há muito tempo, o povo de Canta Pedra espera pela chuva enfrentando as dificuldades impostas pela seca. É nesse ambiente que a fábula contemporânea se passa; os seguidores do folhetim acompanharão o desenrolar do triângulo amoroso vivido por Candoca, Zé Paulino e Tertulinho (Renato Góes), a luta por poder, principalmente, se for para ter o bem mais precioso da região: a água. Tem ainda o Padre Zezo (Nanego Lira) que promove a bondade e a fé na pacata Canta Pedra, ainda que com muito humor, e o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e o delegado Floro Borromeu (Leandro Daniel) que pouco ligam para o povo da cidade.

Canta Pedra, apesar de manter as características de interior, com sua igreja e a pracinha que é ponto de encontro dos jovens, a cidade também acompanha os passos da modernidade. Tecnologia, por exemplo, não falta, como vemos quando Cira (Suzy Lopes), fofoqueira-mor de Canta Pedra, começa a publicar nas redes sociais tudo o que acontece ali. Mas nem só de mexericos são feitas as notícias que chegam aos moradores. A “Gazeta de Canta Pedra”, escrita pelo jornalista Eudoro Cidão (Érico Brás), cobre os acontecimentos da região, especialmente os políticos – ou, melhor, enaltece os atos do prefeito Sabá Bodó. Falando em Sabá Bodó, o prefeito não apenas é louco por dinheiro e poder, como também tem a ambição de deixar seu nome marcado na história de Canta Pedra. Para isso, ele pretende construir um açude, o que faria coronel Tertúlio perder o domínio total sobre a água da região. 

Quem também está sempre por dentro do que acontece, principalmente, no mundo da moda, é Nivalda (Titina Medeiros), primeira-dama de Canta Pedra. Na tentativa de se destacar das outras mulheres da cidade, ela, em alguns momentos, pode chegar a parecer exagerada na forma de se vestir, mas seu objetivo, no entanto, é alcançado: chamar atenção por onde passa. 
No início da trama, Candoca e Zé Paulino estão noivos. Ela traz toda a doçura da juventude, mas também carrega a força do sertão dentro de si. Criada pela mãe, Dodôca (Cyria Coentro), uma costureira viúva, Candoca é professora em Canta Pedra e está sempre atenta ao que acontece na cidade e pronta para defender qualquer injustiça. Zé Paulino, vaqueiro da fazenda Palmeiral, também é conhecido por todos por seu caráter honesto e justo. O rapaz tem como principal exemplo o pai, Daomé (Wilson Rabelo), meeiro da fazenda. Zé Paulino também é muito leal ao patrão, Coronel Tertúlio.

A ansiedade de Candoca e Zé Paulino é grande, já que em breve vão, finalmente, realizar o sonho de casar-se. O problema é que o Coronel Tertúlio dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até a outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada. E também manda que o filho Tertulinho acompanhe acompanhar a entrega do animal. No entanto, durante a viagem uma forte chuva provoca um grave acidente. Tertulinho consegue se salvar enquanto Zé Paulino é dado como morto.

A história dá um pulo no tempo. E dez anos se passam quando Zé Paulino retorna mais vivo do que antes. A presença do vaqueiro afeta a vida de todos os moradores da pacata cidade, principalmente a vida de Candoca. Os dois antigos namorados ficam entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. E algo maior acontece: Zé Paulino é tomado pela vontade de fazer justiça e mudar a configuração de poder naquela região.  E esta vontade de justiça é que conduzirá a trama até o seu final.

Para registrar as lindas paisagens do interior do nordeste, a equipe de “Mar do Serão” viajou até a região de Pernambuco e Alagoas. A jornada teve início pelo Vale do Catimbau, em Pernambuco. Localizado entre o Agreste e o Sertão pernambucano, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. O vale conta com diversos sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos. Os trabalhos seguiram por mais uma semana em Piranhas, Alagoas, onde foram gravadas cenas que mostram a exuberância do Rio São Francisco, assim como as cores e a alegria da cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, que teve seu centro histórico como inspiração para a criação de Canta Pedra, a fictícia cidade onde se passa a história do folhetim.

A novela “Mar do Sertão” estreará no próximo dia 22, na faixa global das seis da tarde, sucedendo “Além da Ilusão”. É ver e conferir.
 
Quem é Quem?!
 
  • Candoca (Isadora Cruz) - Forte como a mãe, Dodôca (Cyria Coentro), a jovem luta por aquilo que acredita. É professora em Canta Pedra e sonha tornar-se médica.
  • Dodôca (Cyria Coentro) - Viúva, a costureira criou Candoca (Isadora Cruz) sozinha. Tem a beleza da filha, mas é uma mulher sofrida. Os anos de trabalho duro deixaram marcas que vão minar sua saúde. 
  • Manduca (Enzo Diniz) - Filho de Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sérgio Guizé).
  • Zé Paulino (Sérgio Guizé) - Vaqueiro da Fazenda Palmeiral, é um rapaz honesto e corajoso, que vive para o trabalho e para Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor. Mora com o pai, Daomé, por quem tem adoração.
  • Tertulinho (Renato Góes) - Filho do Coronel Tertúlio (José de Abreu) e de Deodora (Débora Bloch), é mulherengo e só quer saber de boa-vida às custas do pai. No início da história, volta para Canta Pedra após uma temporada na capital, supostamente estudando, e apaixona-se perdidamente por Candoca (Isadora Cruz).
  • Coronel Tertúlio (José de Abreu) - Pai de Tertulinho (Renato Góes) e marido de Deodora (Débora Bloch), é um coronel à moda antiga, aferrado a velhos princípios de honra. Pouco integrado aos novos tempos, tem orgulho do poder que conquistou.
  • Deodora (Débora Bloch) - Esposa do Coronel Tertúlio (José de Abreu) e mãe de Tertulinho (Renato Góes). É uma mulher bonita, racional e prática. Faz de tudo para proteger o filho e para manter o status da família.
  • Catão (Déo Garcez) - Capataz da Fazenda Palmeiral. Homem fiel ao Coronel Tertúlio (José de Abreu).
  • Timbó (Enrique Diaz) – Timbó é um sobrevivente da seca, da vida agreste a que o povo da região está condenado há gerações. É casado com Tereza (Clarissa Pinheiro) e amigo de Candoca (Isadora Cruz) e de Zé Paulino (Sérgio Guizé).
  • Tereza (Clarissa Pinheiro) - Esposa de Timbó (Enrique Diaz), mãe de Mirinho (Lucas Galvino), Rosinha (Manuella Guimarães/Sara Vidal) e Joca (Miguel Venerabile).
  • Xaviera (Giovana Cordeiro) - Sedutora e ambiciosa, é amante de Tertulinho (Renato Góes) no início da trama. Preterida pelo rapaz, vai se aproximar de Zé Paulino (Sérgio Guizé) quando ele voltar para Canta Pedra.
  • Vespertino (Thardelly Lima) - Agiota de Canta Pedra, é aproveitador e oportunista. Como fachada para seus negócios escusos, mantém uma casa de câmbio na cidade.
  • Pajeú (Caio Blat) - Jagunço, é o guarda-costas de Vespertino. Sério e ameaçador, é, porém, muito religioso, devoto do Padre Cícero e dos santos do dia.
  • Quintilha (Ju Colombo) - Dona da pousada Casco de Sol. Viu Canta Pedra crescer e mudar sem conhecer o progresso.
  • Eudoro Cidão (Érico Brás) – Jornalista, com caráter duvidoso, que aluga a pena a quem pagar mais. Além de publicar o jornal local, a sua gráfica edita o Diário Oficial da cidade, e ele não quer perder essa vantagem.
  • Zahym (César Ferrario) - Comerciante de tapetes persas, eletrodomésticos e do que mais aparecer. Cria a filha Labibe (Theresa Fonseca) com mão de ferro, pois ela está prometida a um sheik de sua terra natal. 
  • Lorena (Mariana Sena) - Melhor amiga de Candoca (Isadora Cruz) e de Labibe (Theresa Fonseca). Sobrinha do padre Zezo (Nanego Lira). Já foi casada e vive sonhando com um novo marido.
  • Anita (Julia Mendes) - Sacristã da igreja, fofoqueira como a amiga Cira (Suzy Lopes).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »