MENU

19/08/2022 às 19h40min - Atualizada em 19/08/2022 às 19h40min

Dia D contra a Poliomielite e Multivacinação ocorre neste sábado (20)

O atendimento será das 8h às 17h nas 19 Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz

Paula de Társsia
Ascom
O total de 18.787 crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra poliomielite - Foto: Patrícia Araújo
 
Ocorre neste sábado (20), o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Em Imperatriz, estão sendo disponibilizadas 19 Unidades Básicas de Saúde para atendimento à comunidade, nesse Dia D, de 8 às 17h.

A mobilização tem por objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, com as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Além disso, visa ampliar a cobertura vacinal preconizada pelo órgão.

“É preciso a conscientização da importância de vacinar, para que não voltemos a ter casos no país de doenças já erradicadas, a exemplo da poliomielite. O Ministério da Saúde estipulou a meta de no mínimo 95% de cobertura vacinal e todas as nossas equipes estão empenhadas para alcançarmos esse índice. É determinação, também, do prefeito Assis, vacinar as crianças e adolescentes do Município”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Serão aplicadas doses das 18 vacinas que compõem o calendário de vacinação. Na cidade de Imperatriz, são 18.787 crianças menores de cinco anos, que devem ser vacinadas contra poliomielite. Já as crianças menores de um ano são 4.793, as quais deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal primária.

Os dados mostram ainda que em Imperatriz 13.994 crianças, de um a quatro anos, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). Desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), do esquema básico.

Iniciada no dia 8 de agosto, a campanha vai até o dia 9 de setembro em todas as unidades básicas do Município. Em quatro delas, o funcionamento ocorre em horário estendido, até ás 20h. São elas: Maria Aragão, Vila Lobão, Cafeteira e Milton Lopes.

Lista de UBS
1. Beira-Rio
2. Vila Nova
3. Airton Sena
4. Santa Rita
5. Vila Macedo
6. Nova Imperatriz
7. São José
8. Maria Agarão
9. Ana Daves Neta Silva Sousa (Parque do Buriti)
10. Juçara (antiga UBS Três Poderes)
11. Osmarina Noleto
12. Camaçari
13. Lagoa Verde
14. Planalto
15. Fiquene
16. Vila Lobão
17. Ouro Verde
18. Milton Lopes
19. Maria das Graças Viana Silva (Cafeteira)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »