MENU

18/08/2022 às 19h24min - Atualizada em 18/08/2022 às 19h24min

Agosto Lilás promove ação de prevenção sobre violência contra a mulher

Ação foi realiza na Faculdade Facimp Wydem com serviços na área de nutrição, odontologia e enfermagem

Por Kalyne Cunha – Ascom
Ação tem objetivo de orientar e difundir medidas de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher - Foto: Edmara Silva
 
A secretária da SMPM, Eva Messias, destacou a importância de combater a violência contra a mulher e multiplicar as informações sobre o tema. “Divulgar os direitos das mulheres e os canais de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher são extremamente relevantes em ações como essa. Disponibilizamos serviços a este público por meio de ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social através do Cram e a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, que oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte”.

A coordenadora do curso de enfermagem da instituição, Flavia Monari, relata que os alunos não participaram apenas como ouvintes, mas na prática com serviços voltados para a saúde da mulher. “Sabemos da importância do Agosto Lilás, tanto para os alunos enquanto futuros profissionais de enfermagem, quanto para a comunidade de conhecer o que o mês trata e entender o nosso papel enquanto profissionais de saúde, onde muitas vezes acolhemos essas mulheres em situação de violência. A proposta para nossos alunos é para que eles conheçam a rede e saibam quais órgãos a compõem, os direitos das mulheres e proporcionar a elas um cuidado em saúde por meio da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LIASM), órgão ligado diretamente a Facimp”.

A aluna do oitavo período de enfermagem da Facimp, Luana Carvalho explica de que forma o curso está ligado a campanha do Agosto Lilás. “O curso de enfermagem está diretamente envolvido na temática, principalmente a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, onde não falamos apenas de questões fisiológicas ou patológicas, mas lutamos com as mulheres representando a comunidade contra violência da mulher, além de falar sobre a questão da sexualidade e da conscientização. De como é importante a mulher falar, se expressar,” relata a estudante.

Representando a comissão da mulher e advogada da OAB de Imperatriz, Tereza Perpetuo enfatizou a importância da informação em relação ao mês de conscientização a violência contra a mulher. “Informação é poder! Não é somente nós que temos que levar a campanha, mas todos devem debatê-la e levá-la ao conhecimento de todos, para que mulheres vítimas de violência conheçam a rede de apoio”.

Sobre a palestra, a assistente social do Cram, Maiza Thamy, pontua que o intuito principal é falar sobre o preconceito e a discriminação que são as bases principais da violência contra a mulher. “Este contexto vivenciado historicamente por mulheres, faz parte de uma situação sócio histórica que condiciona as mulheres viverem em situação de inferioridade em relação ao homem. A temática de hoje buscar conscientizar homens e mulheres sobre o que é preconceito, a desigualdade de gênero e quais os mecanismos de defesa para coibir e prevenir estas práticas de violação de direitos contra as mulheres”.

Denúncias: CRAM: Rua Godofredo Viana, 484, Bairro Centro. WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.
Central de Atendimento à Mulher: ligue 180. Serviço funciona 24h em todo território nacional todos os dias da semana. Polícia Militar: ligue 190. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »