MENU

17/08/2022 às 19h09min - Atualizada em 17/08/2022 às 19h09min

No dia do estagiário, IEL-MA contabiliza histórias de sucesso iniciadas por meio do estágio

Em um cenário de vagas escassas e alto índice de desemprego, estágio tem se configurado porta de entrada para mercado tão competitivo, digital e dinâmico

Da Redação
Imprensa/Sistema FIEMA
A coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, comemora a quantidade expressiva de estagiários encaminhados para o mercado, em São Luís e Imperatriz - Fotos: Divulgação
 
Qual estudante não sonha em garantir uma vaga no mercado de trabalho, de preferência, na própria área de conhecimento? Nem sempre é fácil conseguir essa dobradinha, mas o estágio tem se configurado uma porta de entrada e permanência durante ou após a conclusão do curso técnico ou superior.   

No mês em que se comemora o dia do estagiário, (18 de agosto), Paulo Alves, 18, conta a sua história. Ele é um dos jovens que, recém-formado no curso Técnico em Eletrotécnica, buscou o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA) para fazer seu cadastro para vagas de estágio, após sugestão de um amigo. E não é que deu certo!? Logo após a inscrição, recebeu o contato da entidade do Sistema FIEMA para ocupar uma vaga na MGW Mecânica.  

Mas a melhor notícia veio depois. Com o estágio concluído, Paulo foi imediatamente efetivado na empresa, onde ocupa, atualmente, o cargo de técnico em manutenção. “Essa é minha primeira chance no mercado, e contar com apoio do IEL foi diferenciado pelo cuidado nos detalhes, acompanhamento durante a minha trajetória de estágio. Graças a essa porta que se abriu, hoje comemoro minha efetivação e pretendo buscar mais conhecimentos na área técnica”, comemora. 
 
Só nos últimos cinco anos, 4.768 estagiários passaram pelo IEL-MA e foram colocados no mercado de trabalho em São Luís e Imperatriz. Em 2022, já se contabiliza 732 estagiários que conseguiram vaga de estágio na capital e interior do estado até o momento, tendo como maior demanda as áreas de administração e pedagogia.  

Rogério Porto, 61, celebra o êxito na sua carreira profissional iniciada por meio do estágio. Ainda na faculdade de engenharia civil, buscou estágio no IEL da Bahia e de lá para cá, construiu uma carreira de sucesso. Hoje, residindo no Maranhão, lidera equipes como gestor da empresa CBG Energia. “O estágio contribui muito para nos formar como profissionais e nos prepara para infinitas possibilidades no mercado”.  

É o que garante a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, reiterando que, por moldar o perfil profissional e contribuir para aquisição de conhecimentos para a futura carreira, o estágio é uma das etapas mais importantes na vida de todo estudante. “É uma fase de viver experiências, mas também de aprendizado, onde o jovem precisa lidar com situações ligadas à sua profissão e vivenciadas no ambiente de trabalho”.  

PORTA DE ENTRADA – Michele ressalta, ainda, que o mais importante é não perder a oportunidade, visto que os jovens são os que mais têm dificuldade para encontrar um trabalho, em meio a um cenário de vagas escassas e alto índice de desemprego no país. Segundo levantamento do Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência no terceiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação de jovens com idades entre 14 e 17 anos ficou em 40,4%. A desocupação de pessoas de 18 a 24 anos chegou a 27,7%.  

Por isso, para muitos, o estágio é uma ótima maneira de entrar neste mundo tão competitivo, digital e dinâmico. John Viana, 26, apostou as todas suas fichas, e antes mesmo de concluir faculdade de administração, só pensava em como se tornaria um estagiário em um cenário de empregos tão restrito. Correu atrás e conseguiu. “Considero o estágio imprescindível, sobretudo, para quem quer iniciar uma carreira e pôr em prática conhecimentos que trabalha diariamente no ambiente de ensino”. “Ao finalizar meu curso e o estágio, fui logo efetivado na Alvorada Motos, para área administrativa”.  

Ligado ao Sistema FIEMA, o Instituto Euvaldo Lodi é um dos principais vetores de interação entre indústrias, universidades e centro de pesquisas, além de atender empresas de todos os setores nos mais variados quesitos de capacitação empresarial, consultorias, dentre outros.   

EVENTO VIRTUAL E SORTEIO DE CURSOS NO DIA DO ESTAGIÁRIO  

O Dia do Estagiário é nesta quinta-feira (18) e o IEL promoverá uma live para abordar a importância de um programa de estágio para todos os envolvidos.  

O objetivo é discutir temas sobre a relação entre estagiário e gestor, os benefícios e a importância dessa parceria. O palestrante convidado é o especialista em inovação e transformação digital Arthur Igreja, que falará no painel a “A humanização das relações organizacionais”. O evento começa às 11h e será transmitido pelo YouTube do IEL.  

Além disso, o IEL vai promover um quizz, onde os participantes vão concorrer a 20 Trilhas de Transformação Digital, que são compostas por seis cursos e abordam Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), liderança na era digital, marketing e vendas, metodologias ágeis, tecnologias emergentes, entre outros tópicos. Os cursos são totalmente online e autoinstrucional, ou seja, o participante estuda individualmente no seu ritmo por um período de 6 meses.   

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »