MENU

15/08/2022 às 19h40min - Atualizada em 15/08/2022 às 19h40min

Campanha Nacional de Vacinação ocorre em 39 UBS de Imperatriz

Mobilização segue até dia 9 de setembro com objetivo melhorar a cobertura vacinal contra a Poliomielite e Multivacinação

Paula de Társsia - Ascom
Quatro UBS’s funcionam em horário estendido, até às 19h, para quem não tem disponibilidade durante o dia - Foto: Divulgação
 
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação ocorre em Imperatriz nas 39 Unidades Básicas de Saúde do Município. A mobilização segue até dia 9 de setembro e tem por objetivo melhorar a cobertura vacinal.  

Estão sendo aplicadas doses das 18 vacinas que compõem o Calendário de Vacinação da criança e do adolescente. Em Imperatriz, das 39 UBS’s disponíveis para imunização, quatro delas funcionam em horário estendido: Maria Aragão, Vila Lobão, Cafeteira e Milton Lopes.

“Todas as nossas unidades estão focadas em alcançarmos a cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde, que é igual ou maior a 95% para a vacina poliomielite, bem como reduzir o número de não vacinados. E para contemplar os pais que trabalham horário comercial, quatro unidades funcionam até às oito horas da noite, em regiões distintas da cidade”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Continua também a vacinação contra Covid-19 nas unidades básicas, o que não interfere no andamento da campanha nacional de vacinação. “O Ministério da Saúde orienta que a imunização da poliomielite, multivacinação e covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, comenta a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Vacinas disponíveis
As vacinas que estão sendo disponibilizadas na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já para os adolescentes, as vacinas são: HPV, dT (dupla adulto), Febre-amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Crianças
O grupo-alvo da vacina de poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. O Ministério da Saúde orienta que os menores de um ano deverão ser vacinados de acordo com situação vacinal para esquema primário.

Enquanto as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido às três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »