MENU

15/08/2022 às 19h39min - Atualizada em 15/08/2022 às 19h39min

Secretaria de Estado da Mulher e Polícia Civil promovem 1º Semana de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina

Assessoria
Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, promove, entre os dias 15 a 21 de agosto, a 1ª Semana de Combate ao Feminicídio, na Região Tocantina. Com o tema “Pelo Direito de Viver”, o projeto tem como objetivo incentivar o diálogo e a conscientização de homens, mulheres e toda a sociedade para o combate à violência doméstica e ao feminicídio em cidades da região, como Imperatriz, Açailândia, Estreito e Balsas. 

A iniciativa do Departamento de Feminicídio do Maranhão tem como parceiros a Delegacia Geral de Polícia Civil, Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Estado, e demais órgãos públicos que atuam na pauta. 

Aniversário da Casa da Mulher Maranhense
A abertura oficial da 1ª Semana de Combate ao Feminicídio aconteceu na Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, às 16h, no bairro Vila Nova, em alusão aos 2 anos de atuação deste dispositivo, que acolhe as mulheres da Região Tocantina em situação de violência. 

A Casa da Mulher Maranhense é um importante instrumento da SEMU, criado para atender as vítimas de violência doméstica na região. O espaço oferece para as mulheres em situação de violência acolhimento e atendimento especializado. Em dois anos de funcionamento, mais de 5 mil mulheres já foram atendidas. 

A instituição é a primeira casa no Brasil, fora de uma capital, construída e mantida com recursos estaduais, reunindo serviços como: acolhimento, triagem, atendimento psicossocial, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada, Vara Especializada da Mulher, Promotoria, Defensoria Pública e Ministério Público, em um único lugar.

A Casa da Mulher Maranhense fica localizada na Avenida São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova em Imperatriz, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Programação
A 1ª Semana de Combate ao Feminicídio da Região Tocantina contará, ainda, com uma programação recheada com palestras, panfletagens, audiências públicas, distribuição de materiais informativos nas cidades abrangidas pelo projeto, entre outros. Confira: 

15/08 – Solenidade de abertura e aniversário da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz;

16/08 – Palestras, panfletagem e ação social no bairro Sebastião Régis;

16/08 – Palestras em escolas;

16/08 – Palestra sobre os avanços na legislação brasileira em proteção a mulher, na sede da OAB subseção Imperatriz;

17/08 – Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz;

17/08 – Ação social, palestras e panfletagem em bairros do município de Imperatriz;

18 e 19/08 – Palestras e distribuição de materiais informativos nas cidades de Açailândia, Estreito e Balsas;

20/08 – Ato-show e panfletagem na concha acústica da cidade de Imperatriz;

21/08 – 1º Caminhada e Corrida de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina, em Imperatriz.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »