MENU

12/08/2022 às 18h27min - Atualizada em 12/08/2022 às 18h27min

Audiência pública sobre impactos da hidrelétrica de Belo Monte (PA) à pesca no rio Xingu será terça e quarta-feira

A 1ª etapa será na terça-feira (16), em Altamira, e a segunda etapa será na quarta-feira, na localidade Belo Monte, em Vitória do Xingu

Asscom MPF - PA
Foto: Roney Santana/Acervo Norte Energia
 
Será na próxima terça e quarta-feira, dias 16 e 17, a audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para ouvir pescadores artesanais do rio Xingu e instituições sobre as transformações causadas pela hidrelétrica de Belo Monte (PA) à pesca e ao modo de vida dos pescadores. Também serão registradas as medidas adotadas para a redução e reparação dos impactos.

A audiência pública foi dividida em duas etapas para garantir a participação de todas as comunidades da região. A primeira etapa será realizada em Altamira, na terça-feira (16), das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções do município, localizado na rua Acesso Dois, no bairro Premem.

A segunda etapa será realizada no dia seguinte, na localidade Vila Belo Monte, em Vitória do Xingu, das 9h30 às 12 horas, no ginásio Belo Monte, localizado na rua Um, comunidade Belo Monte 2.
Participantes – Foram convocados a participar da audiência pública o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a empresa responsável pela hidrelétrica, a Norte Energia (Nesa).

Também foram convidadas a Defensoria Pública do Estado do Pará, a Defensoria Pública da União e entidades representativas dos pescadores artesanais de Altamira, Vitória do Xingu, Anapu e Senador José Porfírio.

A audiência pública será realizada com as medidas sanitárias imprescindíveis durante a pandemia de covid-19. Será obrigatório o uso de máscara e a comprovação da vacinação completa.
Vacinação extra – Para possibilitar que todos os pescadores e pescadoras interessados em participar estejam imunizados contra a covid-19 até a data do evento, de 20 de julho até 1º de agosto foi realizada uma campanha de vacinação extraordinária. 

A iniciativa foi promovida conjuntamente pelo MPF, Estado do Pará e Municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu, com o apoio do podcast Áudio do Beiradão, da organização Instituto Socioambiental, e de veículos de comunicação da região do Xingu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »